Chega a Portugal em Setembro

Modelo Denver de diagnóstico precoce do autismo

A cooperativa Focus anunciou a introdução em Portugal do Modelo Denver de Intervenção Precoce, que há vários anos é utilizado nos Estados Unidos para diagnóstico das patologias do espectro do autismo em crianças dos 12 aos 48 meses.

A implementação nacional do referido programa era um dos objectivos da instituição de solidariedade social fundada em 2012 em Vale de Cambra e concretizar-se-á em Setembro com três medidas: a realização de dois workshops para profissionais, a edição portuguesa do livro das autoras do modelo e a criação das primeiras equipas de prevenção precoce com essa metodologia, em Aveiro, Braga, Lisboa e Porto.

"Em 2012, a Revista Time elegeu este programa como um dos 10 principais progressos da Medicina", declarou à Lusa o presidente da Focus, Fernando Barbosa. “Vai ser apresentado pela primeira vez em Portugal e a sua característica distintiva é que abrange todas as áreas de desenvolvimento da criança, o que permite diagnosticar mais cedo eventuais formas de autismo, logo a partir dos 12 meses”, acrescenta.

Fonte: 
Destak
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock