Mitos e Verdades sobre a queda de cabelo
Lavar todos os dias a cabeça faz cair o cabelo?
Mito – Especialistas explicam que a frequência com que lavamos o cabelo não interfere com os bulbos capilares. Os cabelos que caem durante o banho cairiam de qualquer maneira, por isso não se assuste! Aconselha-se até uma boa higienização do couro cabeludo uma vez que a sujidade impede o crescimento do cabelo e obstrui os poros.
Lavar a cabeça com água quente faz cair o cabelo?
Mito - Lavar a cabeça com água quente não faz o cabelo cair. No entanto, a temperatura da água poderá estimular a produção de oleosidade. Nos casos de dermatite seborreica, por exemplo, este factor, pode até piorar o problema e favorecer a queda.
Cabelo muito oleoso e com caspa intensifica a queda?
Verdade - A oleosidade impede o crescimento saudável do cabelo, como já referimos. O aumento de oleosidade pode gerar caspa e descamação do couro cabeludo, e estes podem ser, de facto, fatores que levam à queda de cabelo.
Pintar o cabelo fá-lo cair?
Mito – Os químicos presentes nos produtos de coloração apenas afetam a haste do cabelo, e não a raiz (que é a responsável pelo seu crescimento). Pintar os cabelos com frequência apenas afeta a sua resistência e promove a perda de brilho, tornando-o mais seco também.
Dormir com os cabelos molhados faz mal?
Verdade – Deitarmo-nos com o cabelo molhado vai facilitar a proliferação de fungos e caspa, o que poderá levar à queda de cabelo.
Os champôs anti-queda podem atrasar ou reverter a calvíce?
Mito - Um champô é apenas um complemento de qualquer tratamento capilar. A sua principal função é manter o couro cabeludo limpo e estável, e só por si não garante outros resultados.
O cloro das piscinas por provocar a queda de cabelo?
Mito – Apesar de poder aumentar a fragilidade ou secura do cabelo, não o faz cair.
A alimentação influencia a queda de cabelo?
Verdade – Uma alimentação pobre em vitaminas e minerais afeta a saúde do seu cabelo. Na realidade, estes elementos são essenciais para manter um cabelo saudável e bonito. As proteínas, ferro, zinco, vitamina A e C são os melhores aliados do seu cabelo. Não se esqueça!
Os anti-depressivos fazem cair o cabelo?
Verdade – Alguns anti-depressivos, assim como outros medicamentos, podem interferir com o ciclo dos cabelos aumentando, assim, a queda. Podem até encurtar a fase do crescimento dos cabelos fazendo com que eles caiam antes do tempo.
Cortar o cabelo torna-o mais forte?
Mito - Esta sensação deve-se ao facto de o cabelo ser cortado a meio da haste, onde é mais grosso do que na ponta. A verdade é que, quanto mais curto estiver o cabelo, mais forte ele nos parece. No entanto, cortar o cabelo não afeta o seu crescimento nem impede que caia.