Misericórdia do Porto avança com projeto de hipoterapia
O anúncio do projeto, previsto para quarta-feira, é feito no âmbito das comemorações do 133º aniversário daquela instituição do Porto e desenvolve-se em parceria com o Pony Club do Porto, ficando o centro instalado no Centro Hospitalar Conde Ferreira (CHCF) e "prevendo-se que fique pronto até ao final do ano", disse uma fonte da Santa Casa.
"O projeto irá servir os utentes do Centro Hospitalar Conde Ferreira que já frequentam este tipo de terapias e muitos outros, aos quais a Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) e o Pony Club pretendem chegar, oferecendo assim uma resposta inovadora às pessoas que enfrentam dificuldades relacionadas com a saúde mental", acrescentou.
Ainda segundo a mesma fonte, a iniciativa visa "a integração social através da prática desportiva e da terapia, nomeadamente da reabilitação física e sensorial dos seus praticantes", e decorre da "estratégia que tem vindo a ser seguida pela Misericórdia do Porto, na área da saúde mental e não só, e que já começou a ser implementada há algum tempo".
A Santa Casa recorda "a inauguração há um ano, no CHCF, do Parque Avides Moreira com as hortas terapêuticas e biológicas". "Estamos a dar novas respostas aos doentes de Alzheimer e este ano esperamos construir o Centro de Hipoterapia e ainda a sede da ELA, destinada aos doentes com Esclerose Lateral Amiotrófica", explicou a fonte.
A cerimónia comemorativa, no Salão Nobre do edifício, inclui ainda a apresentação e lançamento do livro "Ninja Hero Dogma Boy - A Batalha Final", do autor e utente Hugo Campos e a inauguração das novas instalações das consultas externas, concluindo-se no dia 31 deste mês com a conferência "Desafio da Psiquiatria para o futuro", a cargo do professor José Miguel Caldas de Almeida, da Universidade de Ciências Médicas de Lisboa.