Minimizar os efeitos da ressaca
Por vezes o consumo de álcool pode proporcionar momentos de maior descontracção. Estes estados podem levar a beber um pouco mais, para lá do limite desejável, tornando o dia seguinte numa difícil recuperação do bem-estar do nosso organismo.
A ressaca acontece devido à intoxicação do nosso organismo após a ingestão excessiva de álcool. Esta tem uma acção de desidratação, afectando o fígado e os rins e provoca os tão indesejado sintomas como as dores de cabeça, boca seca, náuseas e vómitos, etc.
A recuperação não é, normalmente, uma tarefa fácil nem agradável pela qual se deseje voltar a passar tão depressa.
Há porém alguns cuidados que poderá ter, antes e depois do consumo de bebidas alcoólicas, para minimizar os tão indesejados efeitos da ressaca no dia seguinte.
Se sabe previamente que há a hipótese de nesse dia vir a cometer alguns excessos de consumo de álcool, previna-se. Alimente-se bem e beba muita água, chá ou sumos naturais. Proteja assim o seu estômago, proporcionando-lhe uma maior resistência ao álcool.
Em relação ao tipo de bebidas a consumir, este pode também ser um factor determinante para agravar os efeitos da ressaca. Há bebidas que contêm mais impurezas e conservantes do que outras, exemplo disso são aquelas em que são utilizados produtos químicos para alterar a sua cor e sabor.
Já sabe que se optar pelas marcas mais baratas, poderá estar a correr o risco de ingerir mais quantidade de impurezas devido a uma menor filtragem das mesmas no processo de destilação.
Estes são alguns cuidados a ter antes e durante o consumo, contudo não vão eliminar por completo as sensações de mal-estar no dia seguinte, por isso há que passar à fase seguinte: a desintoxicação!
O potássio e o sódio têm de ser repostos, após ter passado uma grande parte do tempo a libertá-los através da urina.
Para uma rápida recuperação, a sua alimentação neste dia será de extrema importância!
Os melhores alimentos a consumir serão os legumes e frutas. De fácil digestão e com elevadas quantidades de vitaminas, irão ajudar a repor o normal funcionamento do fígado e rins, funcionamento este que também será beneficiado pelo consumo abundante de líquidos como a água ou chá.
Hidratos de carbono como o pão e as massas deverão prevalecer na sua alimentação em alternativa a outro tipo de alimentos como as carnes vermelhas, fritos ou gorduras.
Um alimento que contribui bastante para a recuperação é o gengibre. As suas propriedades ajudam a eliminar mais rapidamente o álcool do organismo e reduzem também as náuseas e vómitos. Pode ser ingerido em chá contribuindo também dessa forma para a reidratação.
Estas são apenas algumas dicas, que consideramos como mais importantes. Mas já sabe, se realmente não quer passar por este estado, nada melhor que conhecer os seus limites e evitar o consumo excessivo de álcool.