Infarmed

Medicamentos inovadores para a hepatite C

Na sequência da notícia do jornal Público de hoje, conclui-se que apenas 67 doentes foram ou estão a ser tratados com medicamentos inovadores para a hepatite C, o que não é correcto.

Foram, até ao final de 2014, autorizados para os hospitais portugueses 408 tratamentos com os novos fármacos para doentes com hepatite C. Destes tratamentos, 70 correspondem a AUE (autorizações de utilização especial) com esquemas posológicos contendo sofosbuvir ou suas combinações e 185 com um esquema posológico com medicamento inovador alternativo, através de ensaios clínicos ou de esquemas de acesso sem custos para o SNS. Adicionalmente, 153 doentes estão autorizados para tratamento com Boceprevir.

De notar que o panorama do tratamento da Hepatite C crónica conheceu uma evolução significativa com a disponibilização recente de novos fármacos, todos eles com elevadas taxas de cura. Para além dos diversos medicamentos que possuem já autorização de introdução no mercado, espera-se que surjam, nos próximos meses, novos medicamentos e esquemas terapêuticos.

No que respeita especificamente às AUE, ao INFARMED compete autorizar os pedidos solicitados pelos hospitais de acordo com os critérios estabelecidos pela Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica (CNFT). Dos pedidos efectuados foram autorizados 91%. Os restantes não cumpriam os critérios estabelecidos pela CNFT.

Fonte: 
Infarmed
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock