“Papel pioneiro e de constante luta pela causa da diabetes”

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou APDP

Cumpriu-se um “dever de justiça nacional” e foi manifestada a “gratidão da sociedade portuguesa” a uma associação que tem tido um “papel pioneiro e de constante luta pela causa da diabetes”, disse o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, por ocasião da condecoração da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal com o título de membro honorário da Ordem do Infante D. Henrique.

“A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) tem tido um papel formativo, pedagógico, mobilizador, representando o que de melhor existe na verdadeira sociedade civil”, acrescentou, na cerimónia que decorreu no antigo Museu dos Coches, em Lisboa.

O anúncio já tinha sido feito pelo Presidente da República no 90.º aniversário da Associação, a 13 de maio, tendo sido agora, atribuída, “com honra”, a prometida insígnia. Um mérito que, para o presidente da APDP, Luis Gardete Correia, vem reconhecer “o papel já histórico da Associação na promoção da saúde pública, o seu trabalho, a dedicação, a abnegação ao longo de décadas”.

A Associação ocupa o primeiro lugar nos nove centros mundiais de educação terapêutica (International Diabetes Federation Education Center) e está catalogada como clínica de referência para o tratamento de crianças e jovens com diabetes.

No próximo ano estará encarregue da organização da 53.ª reunião europeia da EASD (European Association for the Study of Diabetes), o maior congresso mundial da área científica realizado em Portugal, que vai decorrer em Lisboa entre os dias 11 e 15 de setembro e que reunirá mais de 18 mil participantes.

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.