Doenças Neurodegenerativas

Maratona da Saúde atribui Prémios para apoiar a Investigação científica

A Maratona da Saúde, associação sem fins lucrativos, atribui os “Prémios Maratona da Saúde de Investigação Biomédica” destinados a financiar os melhores projetos científicos na área das Doenças Neurodegenerativas, tema da 3ª edição que culminou em abril de 2016.

Os Prémios Maratona da Saúde para a Investigação em Doenças Neurodegenerativas, no valor total de 50 mil Euros, são o resultado dos donativos angariados durante o espetáculo televisivo anual da Maratona da Saúde, transmitido pela RTP em abril de 2016, e de outras iniciativas e apoios ao longo da edição entre os quais o da Biogen, que associará o seu nome a um dos prémios. A cerimónia de entrega de Prémios Maratona da Saúde decorrerá no Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa (CEDOC-NMS|FCM),  no dia 16 de março, às 11h00, ocasião onde se conhecerão os vencedores.

A Maratona da Saúde é uma associação sem fins lucrativos que implementou em Portugal um formato de sucesso a nível internacional, que tem como principais objetivos a sensibilização na área da saúde e a angariação de fundos para a investigação biomédica desenvolvida em Portugal.

Os Prémios anuais da Maratona da Saúde cumprem um dos principais objetivos desta organização e foram criados para promover a investigação científica portuguesa em diferentes áreas da biomedicina. O financiamento a ser atribuído aos dois projetos de investigação nesta 3ª edição dos Prémios Maratona da Saúde totaliza 50 mil euros e provém dos donativos da sociedade civil angariados durante o espetáculo solidário emitido na RTP em Abril de 2016, e de outros financiamentos obtidos ao longo do ano em iniciativas desenvolvidas com a sociedade civil a nível nacional. Nesta edição a Maratona da Saúde contou também com o apoio da Biogen, que associará o seu nome a um dos Prémios. Durante o concurso, organizado em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia e destinado a investigadores e médicos que se propuseram desenvolver um projeto de investigação numa instituição sediada em Portugal, foram obtidas 57 candidaturas.

A avaliação das propostas foi realizada por um painel internacional de 31 cientistas na área das Doenças Neurodegenerativas e pelo conselho científico da Maratona da Saúde que escolheu os dois investigadores que receberão os Prémios desta edição.

Os vencedores da 3ª edição dos Prémios Maratona da Saúde irão ser conhecidos numa cerimónia pública que decorrerá no auditório Professor Doutor Manuel Machado Macedo, no Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa (CEDOC-NMS|FCM), na Rua Câmara Pestana, n.º 6, 1152-082 Lisboa, no dia 16 de março, às 11h00. Nesta ocasião irão estar presentes a Dra. Maria de Belém Roseira, Presidente da direção da Maratona da Saúde, o Professor Doutor Jaime Branco, Diretor da NMS/FCM, o Professor Doutor João Ramalho Santos, Diretor do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra- CNC, a Doutora Ana Sanchez, Vogal do Conselho Diretivo da FCT, a Dra. Anabela Fernandes, Diretora Geral da Biogen e os vencedores desta 3ª edição dos Prémios Maratona da Saúde, que terão oportunidade de apresentar o seu projeto.

Segundo Maria de Belém Roseira, presidente da Maratona da Saúde, “estes prémios são a demonstração de que a sociedade civil também se envolve no financiamento da investigação científica para saúde em Portugal, de forma amplamente participada.”

Em abril de 2016, o espetáculo solidário da Maratona da Saúde dedicado às Doenças Neurodegenerativas, transmitido em direto dos estúdios da RTP e pela RTP Internacional, contou com o apoio de milhares de Portugueses que se juntaram a esta causa, e com muitos parceiros que tornaram possível a organização deste evento. Durante as cerca de 5 horas de emissão foram realizados milhares de donativos através de chamadas telefónicas para o número de valor acrescentado e para os Call Centers, gentilmente cedidos pela Fundação PT, os quais contaram com mais de 30 voluntários a nível nacional. A Pricewaterhouse Coopers (PwC) também se juntou a esta maratona televisiva na auditoria de todos os donativos que foram efetuados.

Para além do evento televisivo, a Maratona da Saúde desenvolveu, ao longo da 3ª edição dedicada conjunto de iniciativas nas comunidades locais, sensibilizando para a importância da prevenção da doença e da investigação científica na descoberta de novos avanços. A Maratona da Saúde contou também com o apoio de várias empresas entre as quais a Fundação PT, o Instituto Gulbenkian de Ciência e a Fundação Calouste Gulbenkian, a Saúde Cuf, a Wisdom Consulting, a Cev Fiscalidade, a Caixa Geral de Depósitos, a Vieira de Almeida, a Biogen, a Pfizer, entre outros, e várias associações de doentes, e com o alto patrocínio da Presidência da República para a Gala Solidária dedicada às Doenças Neurodegenerativas.

As edições dos Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica contaram até à data com cerca de 200 Candidaturas nas áreas do cancro, da diabetes e das doenças neurodegenerativas e, com a presente edição, já permitiram galardoar 9 cientistas a desenvolver o seu trabalho de investigação nestas áreas em Portugal. No primeiro ano, dedicado ao Cancro, foram atribuídos 4 prémios de investigação a cientistas com projetos em cancro da mama, em cancro do cólon e em cancro do pâncreas, desenvolvidos no Centro de Biomedicina Molecular e Estrutural da Universidade do Algarve, no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, em Lisboa, e no IPATIMUP, no Porto. Na segunda edição, dedicada à Diabetes, foram atribuídos 3 prémios de investigação a cientistas com projetos em Obesidade e em Diabetes Tipo 1 em crianças, desenvolvidos no Instituto Gulbenkian de Ciência e no Centro de Investigação em Biomedicina da Universidade do Algarve. Os 2 vencedores da edição dedicada às Doenças Neurodegenerativas serão conhecidos após a cerimónia de entrega dos prémios, que decorrerá no dia 16 de março, às 11h, no Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa (CEDOC-NMS|FCM)

Está de momento a decorrer a 4ª Edição da Maratona da Saúde dedicada às Doenças Cardiovasculares e o seu espetáculo solidário anual na RTP terá lugar no início de abril.

A Maratona da Saúde considera que permitir o avanço da ciência e do conhecimento em Portugal, contribui para uma sociedade mais informada, motivada e competitiva, capaz de integrar os pilares essenciais do progresso económico global.

Os donativos à Maratona da Saúde podem ser realizados ao longo de todo ano através de chamadas de valor acrescentado para o 760 20 60 90 (0,60€+IVA) ou do IBAN: PT50 0035 0413 00044189730 73 BIC SWIFT: CGDIPTPL.

Saiba mais em www.maratonadasaude.pt

Fonte: 
Wisdom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.