MAR Shopping e IPST reforçam apelo às dádivas de sangue no verão
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/mar_shopping_recolha_de_sangue_11_de_agosto.jpg?itok=Abqpk9Y7)
O verão é uma altura do ano em que as dádivas de sangue habitualmente diminuem. Paradoxalmente, mais deslocações de carro aumentam a probabilidade de acidentes rodoviários, e há, portanto, uma maior necessidade de reservas de sangue nos hospitais. Nos últimos anos, a quebra nas dádivas tem sido na ordem dos 3%. Não admira portanto que, na semana passada o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) tenha emitido um apelo nacional às dádivas de sangue.
Ainda que as reservas de sangue estejam “bem”, segundo o presidente do IPST, Hélder Trindade, é indispensável “manter sistematicamente este alerta e, sobretudo, em relação a estes dois grupos", conclui. “Aproveitem esta época de verão para fazer as suas dádivas; isso permitirá que os doentes tenham o verão com a sua doença, mas sem correr mais riscos”, sublinhou o presidente do IPST, num apelo direcionado, particularmente, aos dadores não regulares.
Pelo quinto ano consecutivo, o MAR Shopping Matosinhos e o IPST mantêm uma parceria, da qual já resultarem mais de 435 inscritos para recolhas de sangue. Até ao final do ano, está agendada mais uma colheita, desta vez a 7 de dezembro, visando antecipar o período de Natal.