Manutenção dos hospitais de referência no setor público
"Não temos nenhuma dúvida, nem nestes quatro anos que passaram nem em termos de futuro, que os hospitais que são públicos, de grande complexidade, de grande diferenciação, com ensino universitário e investigação, se devem manter na esfera pública", disse Paulo Macedo, à margem da abertura das XXV Jornadas Internacionais de Oftalmologia de Coimbra.
No entanto, o responsável da pasta da Saúde não descartou a possibilidade de, no futuro, existirem "hospitais privadas com ensino universitário e investigação, como existe em todos os países do mundo".
"O conjunto de hospitais que são públicos dever-se-ão, na nossa perspetiva, manter públicos. Serão bem vindos, com certeza, outros hospitais de natureza privada que sejam um exemplo, em termos de investigação e ensino, como existe em todos os países do mundo, mas a conviver com os públicos", sublinhou.
Na sessão de abertura das XXV Jornadas Internacionais de Oftalmologia de Coimbra, o ministro Paulo Macedo entregou a Medalha de Serviços Distintos Ouro do Ministério da Saúde à Faculdade de Medicina, pelos seus "seculares contributos" para a medicina em Portugal.
O governante explicou que a tutela entendeu distinguir as Faculdades de Medicina mais antigas do país "pelos serviços prestados na formação e na investigação na área da saúde e na ligação à área assistencial".