Associação Salvador

Manual para pessoas com deficiência motora

A Associação Salvador dá mais um passo para a inclusão: em parceria com a Fidelidade e com o apoio do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., lança um Manual para Pessoas com Deficiência Motora.

O lançamento acontece no próximo dia 30 de março, pelas 15h00, em Lisboa - Auditório da Fidelidade, Rua Alexandre Herculano, 53, e conta com a presença da Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e de Humberto Santos, Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P..

Esta iniciativa tem como objetivo facilitar a vida das pessoas com deficiência motora, dos seus familiares e cuidadores, assim como a de todos os profissionais ligados a esta área. Para além da atribuição de apoios, empregabilidade, desporto adaptado, sensibilização ou da promoção de acessibilidades, a Associação Salvador acredita que também é fundamental apostar na área do Conhecimento, na qual se integra este Manual. Salvador Mendes de Almeida é tetraplégico desde os 16 anos. Ao longo da sua jornada sentiu que por vezes é bastante difícil encontrar as respostas que se procuram de entre tanta informação distinta. ‘Assim surgiu este Manual, uma ferramenta que compila e agrega todas as informações úteis que se encontravam dispersas, como produtos de apoio, acesso a cuidados de saúde, incentivos na área do emprego, desporto adaptado, lazer, entre outros, facilitando o dia-a-dia das pessoas com deficiência motora, cuidadores e técnicos.’, confessa entusiasmado e feliz com o projeto.

A Associação Salvador tem experiência de mais de uma década a trabalhar com pessoas com deficiência motora
“Desenvolvemos projetos com o objetivo de promover a inclusão, entre os quais destacamos a atribuição de apoios diretos e pontuais a pessoas carenciadas, a integração profissional, o apoio à prática desportiva e a sensibilização de crianças, jovens e da sociedade em geral.”, diz Salvador Mendes de Almeida, lamentando o facto de não conseguirem dar resposta a todos os pedidos: “Somos contactados diariamente por muitas famílias que, confrontadas com uma nova realidade à qual têm que se adaptar, se encontram desorientadas e sem respostas. Este facto deve-se muitas vezes à dificuldade de acesso à informação. Estamos convictos que a informação que disponibilizamos no Manual, de forma clara e detalhada, contribuirá para uma melhor qualidade de vida das pessoas com deficiência motora e das suas famílias.”

Ao longo dos seus 14 capítulos, o Manual apresenta respostas especificamente dirigidas às pessoas com deficiência motora e informação relevante, tanto para estes cidadãos e cidadãs, como para as suas famílias e técnicos que desenvolvem a sua atividade profissional neste domínio. "É um manual, de fácil utilização, com resposta a diferentes questões transversais aos percursos de vida, nomeadamente nas áreas do emprego, acessibilidades, habitação, clarificando questões de crédito, subsídio de renda, tarifas sociais e apoios extraordinários, entre outros temas, que são sem dúvida, importantes para garantir os direitos das pessoas com deficiência.", considera Humberto Santos.

Este Manual estará disponível em www.associacaosalvador.com e será uma ferramenta em constante evolução com atualizações anuais.

Fonte: 
Essencia Completa
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.