Tudo o que precisa de saber antes e depois da cirurgia

Mamoplastia de Aumento

Atualizado: 
17/02/2017 - 14:57
Se está a pensar em realizar um aumento da mama, este artigo é ideal para si. A especialista em Cirurgia Estética e Reconstrutiva, Ana Silva Guerra, esclarece todas as dúvidas sobre o procedimento e deixa alguns conselhos.

O que é uma Mamoplastia de Aumento?

Dito de uma forma simples trata-se de uma cirurgia que serve para aumentar permanentemente os seios.

No entanto, um aumento mamário é muito mais do que isso. Quando realizada corretamente, a cirurgia de aumento de mama combina arte e ciência. Os desejos da paciente e o seu bem-estar são fatores tomados em consideração, de modo a que no final a pessoa obtenha o resultado ideal.

A cirurgia de aumento mamário aumenta ou recupera o tamanho da mama, recorrendo ao implante (gel de silicone), ou nalguns casos à transferência de gordura da paciente (aumento com auto-enxerto de gordura) de outro local para a mama.

Atualmente é uma das técnicas de cirurgia plástica mais procuradas pelas mulheres por variadas razões:

Melhorar o contorno corporal, quando a mulher sente que o tamanho dos seus seios é pequeno ou insuficiente;

Restaurar o volume mamário após uma perda significativa de peso ou na sequência de uma gravidez;

Alcançar a simetria mamária, quando se verifica uma desproporção nas características da mama (tamanho e forma);

Melhorar a forma da mama que está pendente ou perdeu firmeza. Nestes casos, associa-se um procedimento de “Lift” ou levantamento da mama (Mastopexia);

Melhorar o contorno da mama quando este fica alterado na sequência do tratamento cirúrgico por cancro da mama;

Melhorar a aparência da mama quando esta se apresenta desfigurada no contexto de um traumatismo (queimadura, acidente), causas hereditárias ou anomalias congénitas.

Preciso de um Lift ou de um Aumento?

São muitas as pessoas que consideram realizar um aumento mamário, quando na realidade o que necessitam é de elevar os seios. Para determinar qual o melhor procedimento, primeiro, considere o volume da mama e responda à questão: São os seus seios já grandes o suficiente, mas a posição é muito baixo para o seu gosto?

Um lift da mama pode reposicionar os seios, mantendo o volume praticamente intacto. Um aumento da mama, por outro lado, é melhor para as pacientes cujos seios são menores do que o desejado. Se não houver um volume suficiente, um aumento pode ser a resposta. Alguns pacientes podem precisar tanto de aumento mamário como de um lift da mama. O aumento irá adicionar o volume desejado, enquanto o lift irá posicionar os seios corretamente e remover a flacidez, resolvendo o problema os seios descaídos.

Sobre os implantes

Gel de Silicone, texturizado ou sem textura?

Os implantes suaves têm a vantagem de revelar o mínimo de rugas. No entanto, eles têm menor capacidade de aderir aos tecidos do peito para uma colocação adequada. Os implantes texturizados podem manter a sua posição com maior facilidade, mas são mais propensos a rugas. Ambos os tipos de textura são seguros e fiáveis, por isso é uma escolha pessoal sobre a que se adequa melhor a si.

Formas de implantes

O implante depende da forma da mama geral desejado. A forma do implante mais popular é o estilo redondo. Os implantes em forma de gota têm vindo a crescer em popularidade e são o ideal para mulheres que querem salientar a porção inferior do seio.

Perfis de implantes

Um implante de alto perfil é redondo e dá à parte superior um volume extra de mama, semelhante ao olhar de um soutien push-up. Pode separar ainda mais os seios e deixar uma menor quantidade de decote. O implante de perfil médio tende a ter uma menor plenitude na parte superior, mas com mais corpo na direcção do fundo. O perfil meio permite mais decote e apresenta geralmente um aspecto global mais subtil.

Quais os  locais para os implantes?

Qualquer colocação submuscular ou subglandular terá de dar plenas garantias que os implantes ficam idealmente colocados na cavidade torácica.

Subglandular

Neste caso, o implante é inserido para a área logo abaixo da glândula mamária. Encontra-se em cima do músculo peitoral. Esse tipo de posicionamento garante que o músculo não terá qualquer impacto pelo implante e pode ser menos invasiva do que a colocação submuscular. No entanto, este tipo de implante é mais propenso a alterações.

Submuscular

Os implantes são colocados dentro de um bolso do músculo peitoral. O músculo pode necessitar de ser ligeiramente esticado para acomodar o implante. O implante submuscular é geralmente considerado como o mais seguro, uma vez que o implante é mantido firmemente dentro de uma bolsa do músculo.

O tipo de colocação escolhida dependerá de vários fatores, incluindo o tipo de corpo e desejos pessoais. Em determinadas situações, os pacientes podem necessitar de um determinado tipo de colocação devido ao seu estilo de vida. Os atletas muitas vezes exigem uma colocação subglandular de modo a não interferir com a função do seu músculo peitoral. No entanto, na maioria dos casos,  é indicado a colocação submuscular, pois os implantes são mais facilmente camuflados e têm uma aparência mais natural.

As incisões?

Existem quatro tipos de incisões que podem ser escolhidas na cirurgia de aumento mamário.

Incisão inframamária transaxilar periareolar transumbical

Esta incisão é a mais comumente  usada, e é fortemente recomendado para a maioria dos pacientes. Este tipo de incisão é feito diretamente sob cada mama de modo que o implante possa ser inserido durante cirurgia. Os pacientes com este tipo de incisão apresentam menos questões com o posicionamento, menos problemas de cicatrização, menor incidência de lesões nervosas, e menor endurecimento do músculo.

Incisão transaxilar ou incisão nas axilas

Estas incisões não são ideais para muitos pacientes, porque exigem o uso de equipamento especial e apresentam maior risco. Além disso, este género de incisões é mais dispendiosas do que as  incisões inframamárias.

Incisão periareolar

É uma incisão que apresenta um movimento circular em torno do aréola da mama, geralmente não são recomendadas devido ao potencial risco de contaminação do implante, maior cicatriz ou perda de sensibilidade na área da aréola.

Incisão transumbilical

É uma técnica em desuso e não se aplica aos atuais implantes. Este tipo de incisão foi usado em décadas passadas e não é a  escolha mais eficaz.

Como escolher do tamanho de copa perfeito?

Muitas mulheres ficam surpreendidas ao saber que o aumento do peito não é apenas sobre o sobre o tamanho da copa.

É realmente importante não ficar presa a um determinado tamanho de copa, porque pode não ser o objetivo correto.

Em última análise, a maioria dos pacientes só querem ter seios bonitos e proporcionais que ficam bem com o resto do seu corpo. Dizer “eu quero uma copa C” normalmente não é o caminho para obter esse resultado ideal. Em vez disso, o nosso aconselhamento médico pode ajudar a determinar qual o tipo de resultado indicado para o seu caso.

O tamanho perfeito da copa é algo com o qual não se deve preocupar. Antes da cirurgia, vai ser capaz de experimentar uma variedade de “medidores”, uma série de implantes em vários tamanhos, para escolher a melhor silhueta para si. O uso de medidores dá-lhe a oportunidade de obter uma ideia muito próxima do resultado obtido com os implantes.

Antes da cirurgia

Antes da mamoplastia de aumento existem vários cuidados a ter para se preparar adequadamente. Ao fazê-lo estará a contribuir para uma recuperação mais fácil e rápida.

Pergunte!

O tempo ideal para fazer perguntas é durante a consulta de aumento de mama

Está pronta?

A cirurgia geralmente requer vários passos. Os pacientes precisam ter exames de sangue realizados antes da cirurgia para se certificar que não existem problemas de saúde.

Os fumadores devem parar de fumar com a maior antecedência da cirurgia possível.

O processo de cicatrização pode ser muito mais difícil para as mulheres que fumam. Quer se trate de cigarros de tabaco ou e-cigarros, portanto é de evitar a nicotina no sangue, pois pode diminuir o fluxo de sangue para o tecido mamário e inibir significativamente a cura e a recuperação. Deve encarar este momento como uma excelente oportunidade para parar de fumar para sempre.

No dia da cirurgia, deve informar a equipa quanto tempo passou desde que fumou.

Se estiver a tomar qualquer tipo de medicação, quer de prescrição ou de não prescrição médica, é de todo conveniente informar o médico cirurgião. Alguns medicamentos como o ibuprofeno, AINEs, ou suplementos à base de plantas podem causar o afinamento do sangue, um perigo potencial durante a cirurgia.

Pesquise!

Uma das coisas mais importantes na fase de preparação é a pesquisa. Certifique-se que entende completamente o que a cirurgia irá envolver.

A Mamoplastia de aumento é uma grande cirurgia e deve ser reconhecida como tal. Aprecie os resultados que outras mulheres obtiveram para ter uma ideia do que seus resultados poderão ser. Procure fotos do “antes e depois” da Mamoplastia. Os pacientes variam  muito em termos de altura, peso e tamanho do peito, assim as fotos podem ser muito diferentes de um resultado para o outro. Olhe para fotos de mulheres que tiveram um peito de tamanho semelhante ao seu no “antes”, para ter uma ideia do tipo de resultados que pode esperar. Se vir um determinado conjunto de fotos que realmente gosta, dê essa indicação ao médico, pois poderá direcioná-lo em termos de compreensão daquilo que pretende exatamente.

Pós-operatório, o que esperar?

Assim que for levada para a sala de recobro a sua recuperação tem início.

Para uma cicatrização ideal contemple as seguintes situações:

Descanso

Certifique-se de agendar no mínimo uma semana para tempo de recuperação. Poderá regressar às suas rotinas básicas de casa depois de alguns dias, mas nada que implique esforços ou movimentos bruscos. Se o seu trabalho exige esforço físico irá precisar de mais dias de baixa.

Quando comprar novos sutiãs

Logo após o aumento do peito, fornecemos à pacientes um sutiã de compressão. Esta peça de vestuário de compressão deverá ser utilizada durante seis semanas contínuas. Poderá removê-lo para lavagem, mas deve colocá-lo novamente depois de seco. Após o período de seis semanas, poderá comprar novos sutiãs com confiança.

Exercício físico

O exercício físico depois de um aumento do peito deve ser abordado com cautela. Os exercício “light” são recomendados, assim que a semana de recuperação inicial esteja concluída, mas nada mais difícil do que caminhar a um ritmo razoável. Correr ou outra atividade aeróbica devem ser cautelosamente praticadas, apenas após duas semanas. Qualquer exercício extenuante deve ser totalmente evitado durante as seis semanas completas para uma recuperação e resultados ideais.

Solário

As camas de solário devem ser evitadas por um período mínimo de seis semanas após a cirurgia. Se possível, esperar ainda mais. Estas camas de bronzeamento não produzem bons resultados para a sua pele, em geral, e podem fazer com que as cicatrizes da cirurgia fiquem muito mais visíveis.

Vitaminas

Para além de medicamentos que tornem a corrente sanguínea mais líquida, como a aspirina e os antiinflamatórios não esteróides, as vitaminas também devem ser restritas.

As seguintes vitaminas e outros medicamentos podem causar hemorragia ou coágulos de sangue após a cirurgia.

Não tomar:

• Vitamina E

• Alho

• Gengibre

• Ginkgo Biloba

• Óleo de peixe

• Óleo de linhaça

• Wintergreen

• Saw Palmetto

• Boldo

• Abromelina

Importante:

Os doentes que tomam fentermina, uma pílula de dieta popular, devem parar completamente de tomar pelo menos quatro semanas antes da cirurgia. Podem haver outras medicações que tem de parar antes da cirurgia, é conveniente informar  o médico cirurgião plástico, na consulta.

 

Autor: 
Dra. Ana Silva Guerra - Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock