Mais de 12 mil portugueses sobrevivem a um enfarte agudo do miocárdio
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/fundacao_portuguesa_de_cardiologia_0.png?itok=he54SAzE)
Em Portugal, as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte. Anualmente, só por Enfarte Agudo do Miocárdio morrem mais de 4000 portugueses¹, dos quais cerca de 3000 ocorrem fora de ambiente hospitalar². Contudo, os avanços nesta área têm ajudado a que, em média, por ano, mais de 12 mil portugueses² tenham tido alta hospitalar depois de terem sofrido um enfarte agudo do miocárdio.
Este ano, o Dia Nacional do Doente Coronário é dedicado aos sobreviventes de enfarte agudo do miocárdio e o principal objetivo desta iniciativa é a partilha de histórias na primeira pessoa. A conversa será moderada pelo Assessor Médico da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), Dr. Luís Negrão, e contará com testemunhos de sobreviventes de um ataque cardíaco e com os comentários do Dr. Carlos Catarino, cardiologista e coordenador do Clube Rei Coração da FPC. As inscrições são gratuitas no Ponto de Informação, no Piso 0 do El Corte Inglês ou através do e-mail [email protected].
Segundo o Dr. Carlos Catarino “a doença coronária é favorecida por uma série de hábitos, comportamentos e estilos de vida, como por exemplo, a alimentação desequilibrada, a obesidade, o tabagismo, o sedentarismo, o stress, que são forte contributo para os designados fatores de risco para a aterosclerose como: a hipertensão arterial, o colesterol elevado e a diabetes”. O especialista salienta ainda que “assiste-se a grandes avanços na terapêutica da doença coronária, mas a morbilidade e mortalidade mantêm-se elevada, por isso é importante passar a mensagem de “mais vale prevenir que remediar”, reforçando a necessidade de uma alimentação saudável e atividade física… o simples andar faz maravilhas ao coração”.
Para além de Lisboa, a FPC vai dinamizar também o Encontro em Coimbra, no dia 15 de Fevereiro, no Café Santa Cruz, junto à Câmara Municipal, Pç. 8 de Maio, pelas 18h00 e a norte, no dia 14 de Fevereiro decorrerá um rastreio cardiovascular, entre as 10h00 e as 16h00 na Praça do Município de Vila Real e às 15h00m a Palestra “Alimentação no Amor e na Paixão, com a Prof. Doutora Rosa Maria Santos, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Real.
1INE – Publicação “Causas de Morte 2013”, Edição 2015
2DGS – Publicação Portugal: Doenças Cérebro-Cardiovasculares em números – 2014”