Madeira e Açores com maior índice de mortes devido a problemas respiratórios
A Região Autónoma da Madeira surge na liderança, com 294,6 mortes por cada 100 mil habitantes, de acordo com o anuário apresentado em Bruxelas por Gunter Schäfer, responsável da área de estatísticas e informação geográfica daquela autoridade estatística da União Europeia.
Logo depois surge na lista os Açores, com 195,8 mortes por 100 mil habitantes, registando-se em ambas as regiões elevados níveis de pneumonia e bronquite crónica e aguda, segundo o anuário regional.
O documento mostra ainda que Portugal continental também apresenta elevados índices de mortes por problemas respiratórios, com valores iguais ou superiores a 115 mortes, com excepção das regiões de Lisboa e Setúbal, enquanto a média na União Europeia é de 85,3 mortes.
O anuário refere ainda que as mortes por problemas respiratórios são quase o dobro nos homens em relação às mulheres, sendo este dado mais expressivo nos casos da Madeira e dos Açores. Os dados foram divulgados no âmbito dos Open Days – Semana Europeia das Cidades e Regiões.