Saiba quais são

10 benefícios da maçã

Atualizado: 
06/08/2019 - 11:01
A maçã é uma fruta com um excelente valor nutritivo, que o ajuda a evitar doenças e a sentir-se jovem e mais saudável.
Mulher a comer maçã

Conheça 10 dos maiores benefícios que a maçã lhe pode proporcionar:

1.Colesterol mais baixo

Ter os indicadores de colesterol altos pode causar problemas de saúde a prazo. Comendo maçãs, ingere nutrientes que podem reduzir os níveis de colesterol LDL (vulgarmente conhecido como mau colesterol) e colesterol total. Estudos revelam que duas maçãs por dia potenciam a redução dos níveis de colesterol em 16%. Com tal redução, comer maçãs pode ser a maneira mais fácil de baixar o colesterol.

2.Melhor digestão

Para as pessoas com problemas de digestão, as maçãs são uma maneira fácil de ficarem saciadas. As maçãs contêm fibra que ajudam a regular o sistema digestivo. Isto significa evacuações mais regulares, suaves, menos dor e desconforto da prisão de ventre. Com as melhorias na digestão, a prazo, a maçã também previne certos distúrbios do estômago.

3.Aumento de energia

Os açúcares naturais da maçã não só sabem bem como fornecem um suplemento de energia natural. É por isso que a maçã é uma óptima opção para uma refeição matinal ou para o pós-treino. Para além de saboroso, o gosto da maçã dá-lhe a energia que precisa (uma maça com casca, de tamanho médio, tem cerca 238 kJ) sem ter de recorrer a cafeína ou bebidas energéticas.

4.Tratamento de anemia

As maçãs contêm ferro, o que pode ser uma forma de tratar a anemia. O ferro aumenta os níveis de hemoglobina no organismo, que neutraliza os efeitos da anemia. É por isso que, ao sentir-se fraco ou prestes a desmaiar, comer uma maçã ajuda. Os açúcares naturais combinados com o teor de ferro dão-lhe o impulso que precisa para se sentir bem novamente.

5.Redução do risco de cancro

As maçãs proporcionam benefícios que ajudam a reduzir determinados tipos de cancro. As fibras regulam o sistema digestivo, reduzindo o risco de cancro no cólon. Para além disso, estudos revelam a relação entre o consumo regular de maçã e o reduzido risco de cancro da mama e no pulmão. De uma forma geral, as maçãs são eficazes na prevenção do cancro.

6.Menor risco de doenças cardiovasculares

As maçãs, ricas em antioxidantes, são um dos frutos mais benéficos para a saúde cardiovascular. Ao consumirem maçãs, as pessoas evitam a oxidação de gorduras o que diminui o risco de uma longa lista de problemas cardíacos crónicos, incluindo doenças cardiovasculares. Uma vez que o risco de problemas de coração aumenta com a idade, nunca é tarde demais para começar a comer maçãs.

7.Alivio para a asma

Se sofre de asma, beber sumo de maçã ajuda-o a aliviar os sintomas. Estudos relacionam a toma diária de sumo de maçã com a redução eficaz de muitos problemas respiratórios associados a asma. A justificação científica deste benefício está nos nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios contidos nas maçãs. Para melhores resultados, certifique-se de que bebe sumo de maçã natural. Mulheres grávidas podem também evitar a asma nos seus filhos comendo bastantes maçãs durante a gravidez.

8.Melhor controlo de diabetes

Pessoas com diabetes podem sofrer sérios efeitos a prazo relacionados com a doença, incluindo a neuropatia, problemas de visão e doença renal. Ao comer maçãs regularmente, pode ajudar a evitar alguns destes riscos. As maçãs contêm pectina, que alivia a necessidade de insulina do organismo. Além disso, os polifenóis das maçãs ajudam a regular o açúcar no sangue.

9.Melhor visão

Os problemas oculares são muitas vezes difíceis de prevenir, contudo, as maçãs podem ajudar a aliviar alguns dos efeitos da má visão. As maçãs contêm uma quantidade considerável de vitamina A e vitamina C, que ajudam a atenuar a falta de visão nocturna. Reforçam também os músculos dos olhos, ajudando a prevenir o agravamento de problemas de visão.

10.Prevenção de Alzheimer

Um dos benefícios mais incríveis das maçãs é a sua capacidade de prevenir a doença de Alzheimer. Embora ainda estejam em curso estudos neste domínio, vários já confirmaram a existência de um componente especial nas maçãs chamada quercetina que protege as células do cérebro dos danos dos radicais livres, a principal causa da doença de Alzheimer. Esta descoberta veio dar aos devoradores de fruta mais um argumento para venerarem a maçã.

Artigos relacionados

Alimentos que deve deixar de comer

Os benefícios dos alimentos da estação

Mais frutas, hortaliças e legumes

Fonte: 
medicina-tradicional-chinesa.com
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
Pixabay