Liga dos Pequeninos cria sala de estimulação sensorial
O centro pretende disponibilizar no Hospitalar Pediátrico de Coimbra "um misto de contributos terapêuticos não invasivos, que melhorem os comportamentos típicos de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais, promovendo a sua inclusão social", segundo um comunicado daquela associação.
"Trata-se do primeiro centro de estimulação sensorial 'snoezelen' em ambiente hospitalar pediátrico do país e da primeira instituição nacional a utilizar auscultadores de transdução óssea (premiados com os Bett Awards 2015) para melhoria da fala, comunicação e estimulação cerebral", refere o documento.
Fonte da Liga dos Pequeninos disse à agência Lusa que a sala deverá entrar em funcionamento no início de janeiro de 2017 e ter capacidade para apoiar cerca de 3.000 crianças, "quando estiver a funcionar em pleno".
O futuro espaço pretende intervir no espetro do autismo, problemas de desenvolvimento, distúrbios de integração sensorial, défice de atenção/hiperatividade, deficiência intelectual, sequelas cerebrais, paralisia cerebral - anoxia neonatal, perturbações da linguagem, doenças metabólicas, síndrome demencial, AVC, problemas de memória, ansiedade, pânico e depressão, entre outras.
O projeto "Coimbra Inclusiva - Sala de Snoezelen" da Liga dos Pequeninos é financiado pela Fundação Jumbo para a Juventude, com 24.500 euros, e pela farmacêutica Roche, em 10 mil euros.
O apoio vai permitir a aquisição de material especializado (cama de água quente com música incorporada, sistema de som, coluna de bolhas de água, almofada de ar, sofá vibratório, fibras óticas, pavimento tátil, entre outro), a formação de profissionais e a remodelação do espaço.
A Liga dos Pequeninos é uma associação que promove projetos sociais que contribuam para que o Hospital Pediátrico de Coimbra seja, "cada vez mais, uma instituição humanizada, eficiente e de elevado grau de credibilidade e confiabilidade".