Dicionário de A a Z

Laranja

Atualizado: 
29/07/2014 - 11:33
A laranja pertence à categoria dos citrinos. É uma fruta híbrida, criada no passado, a partir do cruzamento da tangerina com a toranja e foi trazida para a Europa pela mão dos Portugueses. É de resto no nosso País que se produz uma das mais famosas laranjas do mundo, a Laranja do Algarve.
Laranja

O seu sabor pode variar do doce para o levemente azedo, podendo por vezes o mesmo fruto apresentar os dois sabores.

Nasce da laranjeira e a sua época alta varia conforme a variedade. Por exemplo a laranja New Hall surge normalmente entre Novembro, Dezembro e Janeiro e a laranja Valência Late/D. João em Abril, Maio e Junho.

Podem durar entre 15 a 20 dias após a “apanha” até que comecem a perder as suas qualidades e frescura.

Em cada 100 gramas de laranja existem entre 40 a 65 calorias, 0,6 g de proteínas, 1 g de gorduras, 45 mg de cálcio, 36 mg de Potássio, 21 mg de Fósforo, 13 mg de Sódio, e ainda, em quantidades inferiores, Enxofre, Magnésio, Cloro, Sílicio e Ferro. A laranja é largamente conhecida como sendo um fruto em cuja composição existe muita vitamina C e não é para menos. Em 100 g de laranja existem 48 mg de Vitamina C, ou ácido ascórbico. Além dessa vitamina, podemos ainda encontrar na laranja as vitaminas A, B1, B2 e B3.

É muito rica em sumo e quando está madura assume a coloração alaranjada.

Historicamente não havia designação para a cor laranja e foi este fruto que a criou. A parte interna é formada por pequenas bolsinhas onde se encontra o sumo.

É muito utilizada para a produção de sumos e doces, aproveitando-se até mesmo a casca para algumas receitas, embora a base do seu consumo seja mesmo o fruto descascado ingerindo-se os seus gomos, ou em sumo natural.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock