Lançado programa de alimentação saudável para pré-escolar e 1.º ciclo
O programa de alimentação saudável, cujo embaixador é o ‘chef' Luís Gaspar, "visa chegar às escolas e às famílias", adiantou a vereadora da Educação, Anabela Graça (PS).
O projeto surge depois de no ano passado uma nutricionista ter visitado várias escolas, contando uma história sobre a alimentação saudável.
"O programa foi construído com base nos problemas que identificámos", explicou a autarca, referindo que editaram em livro a história da autoria de Inês Gonçalves, com ilustrações de Leonor Lourenço.
"Através da história, podemos trabalhar a informação sobre a alimentação saudável", sublinhou.
A autarquia preconiza dez ações, que contam com a parceria da Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei), com o Centro Hospitalar S. Francisco e com a Escola Profissional de Leiria.
"Queremos que Leiria tenha mais saúde e a saúde começa à mesa, na escola. O município tem responsabilidades nesta área. Serve diariamente 5.400 refeições, o que nos obriga a ter um plano de monitorização da qualidade, higienização e transporte dos alimentos e sua confeção", destacou ainda Anabela Graça.
No início do ano letivo já foram distribuídos panfletos a pais que explicam a "dinâmica dos refeitórios antes, durante e depois da refeição".
Para a vereadora, a "informação e formação" são "fundamentais" neste programa. Com o apoio de alunos da licenciatura em Dietética e Nutrição da ESSLei, irão "traduzir para as crianças o que é uma alimentação saudável".
Além disso, a autarquia irá contribuir para a "qualificação da mão-de-obra de quem trabalha nos refeitórios" e protagonizar ações de formação dirigidas a pais.
Os lanches saudáveis são uma das preocupações deste programa, que irá tentar sensibilizar os pais para que preparem menus mais "criativos" e "saudáveis".
Os alunos finalistas do curso de cozinha/pastelaria da Escola Profissional de Leiria vão criar o jogo "Super-Heróis da Alimentação Saudável", que será distribuído pelos estabelecimentos de ensino do concelho.
O programa contempla ainda o concurso "Ementas escolares saudáveis", que desafia cada turma do 3.º ano - cujo currículo integra esta temática - a elaborar uma ementa completa saudável, que será depois avaliada, entre outros, pelo ‘chef' Luís Gaspar.
Anabela Graça lamentou a falta de dados sobre a obesidade nas crianças do concelho, uma vez que a "intervenção da saúde na escola é muito pontual". A diretora da ESSLei, Clarisse Louro, comprometeu-se, por isso, a envolver os estudantes do último ano na realização de um estudo de avaliação às crianças do pré-escolar e 1.º ciclo do concelho.