Em Lisboa

Lançada hoje primeira campanha nacional sobre escoliose pediátrica

A primeira campanha nacional de sensibilização para a escoliose pediátrica, que é hoje lançada em Lisboa, pretende alertar e esclarecer sobre esta que é a principal doença degenerativa da coluna em crianças e adolescentes.

Segundo os responsáveis pela campanha, a escoliose é uma doença que se carateriza por um desvio tridimensional da coluna que surge quando ocorre um desalinhamento das vértebras.

Patrocinada cientificamente pela Sociedade de Ortopedia e Traumatologia e pela Sociedade Portuguesa de Pediatria, a campanha tem ainda o objetivo de ajudar as crianças e jovens a “compreender e ultrapassar o impacto que a deformidade possa ter na sua qualidade de vida e autoestima”.

Na página do Facebook da campanha explica-se que a grande maioria das escolioses (80-90%) não tem uma causa conhecida e surge em crianças e adolescentes sem outras doenças.

Além disso, é ainda esclarecido que a “escoliose estruturada não está ligada a más posturas ou diferenças no comprimento dos membros, nem tem nada a ver com traumatismos ou sobrecarga (como o transporte de mochilas pesadas)”.

Os responsáveis pela campanha sublinham que “há curvaturas naturais”, enquanto outras não o são e dão uma ajuda para identificar uma curvatura na coluna: “se a criança estiver muito direita e se um dos seus ombros ou um dos lados da anca estiver mais alto que o outro deve ter uma curvatura na coluna”.

A campanha será hoje apresentada no Jardim Zoológico de Lisboa e terá como “embaixadora” uma girafa chamada Josephine.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock