Fundação da Juventude

Jovens cientistas vencem concurso com ferramenta para ensaios clínicos na área das doenças neurodegenerativas

Beatriz Gomes e Mariana Garcia, têm 18 anos e Paulo Castro 20 e são eles os vencedores da X Mostra Nacional de Ciência que, promovida pela Fundação da Juventude.

Durante 3 dias estiveram sobre o olhar atento dos júris que atribuíram ao projeto Neuro Teste o 1º Prémio. Segundo os autores do estudo, desenvolvido na Escola Secundária de Arouca “o Neuro Teste é uma ferramenta inovadora que tem potencial aplicação na indústria farmacêutica, em estudos de neurotoxicologia ambiental e/ou de genética associada às doenças neurodegenerativas. Utiliza como organismo modelo larvas de Drosophila melanogaster e permite testar, em larga escala, a custos relativamente baixos e in vivo, um elevado número de compostos farmacológicos”.

Em 2ºlugar ficaram dois projetos, ambos desenvolvidos na área da química e na Escola Secundária de Azambuja. Um deles utiliza a biomassa de casca de banana para diminuir a concentração de corantes catiónicos e de metais pesados nos efluentes industriais, o outro determina a quantidade de cálcio biodisponível na casca de ovo de modo a criar um suplemento alimentar rico em cálcio, que supra as necessidades diárias de acordo com a idade.

O 3º lugar foi para um estudo que, desenvolvido nos laboratórios de ciências da Escola Secundária Júlio Dinis em Ovar, recorre a moscas para estudar os efeitos do Omeprazol na memória. Após os testes os jovens demonstram existir possíveis efeitos de letargia ou confusão induzidos pelo consumo deste fármaco.

A criação de um novo conceito de turismo associado à matemática valeu a um grupo de jovens da Escola Básica e Secundária de Pinheiro o 4º lugar na competição. Segundo os autores do projeto que participaram na categoria de matemática, “trata-se de um roteiro que não só se sugere locais a visitar, como apresenta os motivos matemáticos associados a essa mesma visita”.

O 5º Lugar foi atribuído a um grupo de estudantes do Instituto Educativo do Juncal, em Porto de Mós que desenvolveu um roteiro pedestre, dando destaque a aspetos da geodiversidade na região do Juncal. O grupo de jovens investigadores concluiu que a região do Juncal apresenta elevado interesse do ponto vista geológico, paleontológico e económico.

Os projetos que constituíram a 10ª Mostra Nacional de Ciência, que terminou ontem no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, podem ser consultados em:

http://cms.fjuventude.pt//upload_files/client_id_1/website_id_1/Actividades/Mostra_Nacional_de_Ciencia/2016/Miolo_catalogo_projectos_VF_online.pdf

Mostra Nacional de Ciência leva jovens a competições europeias e internacionais
A Mostra Nacional de Ciência, que assinalou este ano a sua 10ª edição, é já considerada uma das maiores a nível Europeu. É a partir deste encontro de ciência que a própria Fundação da Juventude, enquanto promotora do Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores e da Mostra Nacional de Ciência, seleciona os projetos destinados a representar Portugal em competições europeias e internacionais de ciência. Durante três dias estiveram sobre o olhar atento e critico dos júris trabalhos “verdadeiramente surpreendentes”, o que para Ricardo Carvalho, Presidente Executivo da Fundação da Juventude, “constitui um fator revelador da qualidade do ensino que se pratica em Portugal e da crescente importância que as ciências têm vindo a adquirir na formação dos jovens». Relativamente à participação de jovens em certames europeus e internacionais ,o dirigente acrescente que «apesar de sermos um país pequeno, já alcançámos uma quota de participação significativa nas competições europeias e internacionais onde participamos com projetos de elevado nível”.

A avaliação e a seleção dos trabalhos esteve a cargo de um júri designado pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, o qual integra professores e investigadores de reconhecido mérito das diferentes áreas científicas envolvidas, para além de representantes da Direção Geral da Educação do Ministério da Educação, Agência para a Energia e da Agência Portuguesa do Ambiente.

Mais informação sobre os premiados disponível em http://www.fjuventude.pt/pt/1245/10-mostra-nacional-de-ciencia.aspx

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.