Triénio 2017-2019

José Manuel Boavida eleito presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal

José Manuel Boavida foi eleito presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, para o triénio 2017-2019. Licenciado em Medicina e Especialista em Endocrinologia / Nutrição, o presidente eleito tem dedicado a sua carreira ao combate à diabetes em diversas frentes.

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) é a Associação de pessoas com diabetes mais antiga do mundo e, para além da sua vertente associativa, é nacional e internacionalmente reconhecida na prestação de cuidados de saúde e nas áreas da formação e investigação. Manter um nível de excelência e alcançar sempre mais e melhor é obrigatório, por isso, o programa da atual direção assenta em 6 pilares estratégicos: Sustentabilidade, Assistência à pessoa com diabetes, Formação, Investigação, Defesa das Pessoas com Diabetes e Relação com os Associados.

A prestação de cuidados de saúde que permitem aumentar a qualidade de vida das pessoas com diabetes sempre foi um dos principais objetivos da associação e manter-se-á com esta direção, mas há outros objetivos a cumprir durante este mandato, nomeadamente:

  • Tornar a diabetes cada mais visível: fazer compreender a dimensão humana, social, económica e política da diabetes;
  • Consolidar o projeto da APDP numa visão integrada e humanista do tratamento da pessoa com diabetes;
  • Expandir os serviços da APDP através de acordos de cooperação com outras associações e a criação das casas da diabetes em zonas estratégicas do país;
  • Aumentar o investimento na investigação com vista à cura da diabetes e à melhoria da qualidade de vida da pessoa com diabetes.

“Esta direção tem uma vontade muito forte em dar continuidade ao trabalho que tem sido desenvolvido na sustentabilidade da associação, na excelência das suas atividades, no alargamento da oferta dos serviços prestados e na defesa intransigente dos direitos das pessoas com diabetes. Mas temos outras lutas a travar como por exemplo, melhorar a acessibilidade dos doentes à associação e, para que isso aconteça é fundamental dar continuidade ao processo já iniciado com a petição pública e subsequente Recomendação da Assembleia da República ao Governo sobre a integração da APDP no Serviço Nacional de Saúde”, afirma o presidente da APDP.

Direção da APDP para o Triénio 2017-2019
José Manuel Boavida | João Filipe Raposo | Maria Antónia Almeida Santos | Horácio da Silva Marreiros Negrão | Ana Maria Escoval | Maria Lurdes Serrabulho Andrade | Maria Paula Borges Lemos Macedo

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.