7 de Fevereiro no Estádio do Dragão

Jornadas Saúde Atlântica debatem lesões no futebol

A Saúde Atlântica - Clínica do Dragão recebe no próximo dia 7 de Fevereiro a 3ª edição das Jornadas Saúde Atlântica que este ano terá como tema central “As lesões e os problemas mais frequentes do futebol. O que todos devem saber”.

A 3ª edição das Jornadas Saúde Atlântica realiza-se a 7 de Fevereiro, na Saúde Atlântica – Clínica do Dragão, no Porto. O tema deste ano denomina-se “As lesões e os problemas mais frequentes do futebol. O que todos devem saber”, centrado na vertente do futebol e das lesões nos desportistas. Várias personalidades ligadas ao mundo do desporto marcarão assim presença num evento que pretende destacar o futebol como elemento promotor da saúde.

Presididas por Espregueira-Mendes e por Niek van Dijk, as Jornadas Saúde Atlântica contam com a comparência de vários convidados nacionais e estrangeiros, de diversas áreas como cardiologia, traumatologia desportiva, ortopedia, nutricionismo, imagiologia, tratamentos, fisioterapia, mesoterapia, entre muitas outras. Neste âmbito, alguns dos temas em debate incluem: as lesões mais frequentes do futebol, lesões do joelho e tornozelo, lesões musculares e tendinosas, avaliação cardíaca e médico-desportiva, avaliação isocinética, Porto KTD, programa de prevenção de lesões, novos tratamentos biológicos e o futebol e a saúde.

Conforme explica Espregueira-Mendes “o objectivo destas jornadas é reunir à volta da mesa todos os intervenientes no futebol independentemente da sua área de formação. O futebol é, actualmente, o mais relevante fenómeno desportivo mas também social, económico e até político com enorme relevo e impacto na vida diária dos cidadãos. Devemos aproveitar esta visibilidade para passarmos mensagens que melhorem a qualidade de vida das pessoas”.

Para além disso, pretendemos também “afirmar a Saúde Atlântica - Clínica do Dragão como representante das mensagens da FIFA em Portugal: “Football for Health”, Prevenção de lesões com programa 11+ e clínica de excelência para tratamento de lesões resultantes do desporto, acessível a toda a gente!”

No programa das Jornadas Saúde Atlântica está ainda incluída uma mesa redonda subordinada ao tema “Corpo clínico, dirigentes e ética no desporto - Quem coordena, quem faz o quê e quem decide?”, apresentado pelo jornalista Ricardo Couto e pelo médico ortopedista Espregueira-Mendes. Desta iniciativa fazem parte comentadores desportivos, jogadores, adeptos e médicos, o que a tornará ainda mais interessante.

Tendo também em conta a promoção da saúde pelo desporto, nomeadamente nas camadas jovens, na 3ª edição destas Jornadas estarão ainda presentes crianças das escolas Dragon Force do FC Porto e escola secundária da região que, com o intuito de dar a conhecer um programa de prevenção de lesões do desporto apoiado pela FIFA, farão algumas demonstrações no relvado do Estádio do Dragão.

 

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
Multicom