IPSS vão acolher idosos abandonados em hospitais
As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) poderão vir a acolher, a partir de Maio, idosos abandonados nos hospitais por não terem para onde ir, escreve o portal da RR.
A parceria que envolve os ministérios da Saúde e da Solidariedade está já a ser preparada, confirmou o presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), padre Lino Maia.
"Há pessoas abandonadas nos hospitais, apesar de terem alta, porque não têm retaguarda familiar, nem meios financeiros e, portanto, nós consideramos que devemos dar a mão a essas pessoas que são as carenciadas entre as carenciadas", salientou Lino Maia.
O acordo prevê o financiamento também do Ministério da Saúde numa resposta a três vozes.
“São pessoas que, durante um período, ficarão apoiadas pelo Ministério da Saúde. Depois, ocuparão as vagas previstas pela Segurança Social e, depois, certamente, ao fim de algum tempo, serão utentes normas das instituições”, acrescenta.
No início do ano, o presidente da CNIS já admitia, em declarações à Renascença, a possibilidade de as instituições acolherem idosos abandonados nos hospitais, desde que fosse estabelecido um acordo.