Instituto Confúcio vai promover a medicina tradicional chinesa
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/medicina_tradicional_chinesa_pontos_acupunctura_ss_2.jpg?itok=Q-sV8tQC)
O Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra (UC), o quarto do país, vai além dos objetivos da promoção da língua e cultura chinesas, pretendendo assumir-se como um espaço para a promoção da medicina tradicional chinesa, afirmou o reitor da UC, João Gabriel Silva.
Com a criação do instituto, a UC pretende garantir que profissionais de saúde possam "tirar novas especialidades" ligadas à medicina tradicional chinesa, referiu João Gabriel Silva, que falava aos jornalistas após a inauguração do espaço no Colégio de Jesus, onde em tempos missionários destinados ao Oriente se formaram.
Para o arranque, a UC deverá realizar "ações mais curtas" para garantir um melhor conhecimento, "dentro e fora da classe médica", sobre o que é hoje a medicina tradicional chinesa, para de seguida se estabelecer a oferta, explanou.
Segundo o reitor, não há iniciativa semelhante, com o apoio do Governo chinês, em Portugal "e praticamente não há na Europa", querendo a Universidade de Coimbra fazer com que esta oferta formativa ultrapasse as fronteiras do país.
"É uma oportunidade por explorar", enfatizou, considerando que a medicina tradicional chinesa tem cada vez "maiores ligações" à medicina ocidental, sendo que "tem uma contribuição a dar".
Para além da colaboração oficial do Governo chinês, o instituto conta com a Universidade de Estudos Internacionais de Pequim e a Universidade de Medicina Chinesa de Zheijiang como instituições parceiras do projeto.
A inauguração simboliza o retomar "de uma tradição de séculos", salientou o reitor, recordando que, entre o século XVI e o século XVIII, a Universidade de Coimbra "foi um dos principais pontos focais da transferência de conhecimento do Oriente para a Europa e da Europa para o Oriente".
O Instituto Confúcio da UC é também "um passo importante na internacionalização" desta instituição do ensino superior, sendo a China uma das opções "estratégicas mais fortes" para a captação de novos alunos estrangeiros, contabilizando um total de cerca de 200 estudantes chineses a frequentar esta universidade.
"É um momento marcante nas relações entre a China e Portugal", realçou o conselheiro cultural da Embaixada da China em Portugal, Shu Jianping, lembrando que a UC sempre desempenhou "um papel muito importante nas relações culturais entre os dois países".
Para Shu Jianping, a possibilidade de "formação de especialistas em medicina chinesa" vai também ser um "passo decisivo para a promoção" da mesma, esperando que, nos próximos anos, esta possa ser integrada no sistema de saúde público.
Na terça-feira, realiza-se, em Coimbra, um encontro de Institutos Confúcio dos Países da CPLP, que irão debater o ensino de chinês a luso-falantes.
Na inauguração, que terminou perto das 17:00, esteve também presente Feng Pei, da Universidade de Estudos Internacionais de Pequim, Fang Ziangiao, da Universidade de Medicina Chinesa de Zheijiang e Cai Run, embaixador da China em Portugal.