Instituído o Dia Municipal das Medicinas Naturais
O Dia das Medicinas Naturais decorre, gratuitamente, no Jardim Fernando Pessoa (perto da Avenida de Roma, ao lado da Assembleia Municipal) entre as 11:00 e as 19:00, com várias atividades que incluem demonstrações e esclarecimentos sobre plantas medicinais, aulas abertas, massagens e atividades como Yoga, Tai chi e Chi Kung.
Segundo o Diário Digital, estarão também disponíveis bancas das instituições com informações e produtos e às 19:00 o deputado municipal do PAN em Lisboa, Miguel Santos, vai estar presente numa mesa redonda sobre os benefícios e limitações das Medicinas Naturais.
Tendo em consideração que a 15 de Julho de 2003 foi aprovado por unanimidade, no Parlamento, o “Enquadramento Base das Terapêuticas Não-Convencionais” sob a designação de Lei 45/2003, o PAN considera que a criação do dia Municipal das Medicinas Naturais pode contribuir fortemente para uma maior consciencialização sobre esta temática que envolve a saúde pública e que serve já uma enorme percentagem da população lisboeta.
Além de uma enorme percentagem de utilizadores, Lisboa tem na saúde natural um sector empresarial extremamente dinâmico, que inclui lojas, restaurantes, escolas, empresas de produção e de distribuição, publicações e editoras e clínicas.
Desde há cerca de quatro décadas, Lisboa tem cantinas na universidade pública e em empresas e serviços públicos fornecendo alimentação natural, havendo também várias Juntas de Freguesia da cidade que disponibilizam desde há uma década consultas, tratamentos e práticas saúde natural aos seus habitantes.
A partir deste ano Lisboa contará com um dia dedicado à promoção da saúde e bem-estar através da utilização e divulgação das Medicinas Naturais a maior parte delas alicerçadas em práticas milenares provenientes de várias culturas.
André Silva, porta-voz do PAN, reforça que “pretendemos ser um agente agregador dos vários intervenientes nestas atividades, promovendo a mudança de mentalidades e dinamizando a progressiva aceitação e utilização das medicinas naturais”.