Importância da alimentação saudável na prevenção da diabetes
A campanha Stop Diabetes, do Programa Nacional para a Diabetes (PND), da Direcção-Geral da Saúde (DGS) tem vindo a implementar acções para contrariar o crescente aumento da diabetes em Portugal: a promoção de estilos de vida saudável é a base de uma prevenção eficaz, permitindo reduzir em 60% a evolução da Diabetes nas pessoas em risco.
Este foi o mote da acção que decorreu no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa alertaram mais de mil pessoas para a importância de prevenir a diabetes, evitando os seus custos, complicações e consequente redução da qualidade de vida: a diabetes é a primeira causa de cegueira, diálise, amputações não traumáticas, enfartes do miocárdio e AVC em adultos jovens. As pessoas puderam ainda, pelo valor simbólico de 20 cêntimos, levar uma maçã, um alimento que deve fazer parte de uma dieta mais saudável.
Considerada a pandemia do século XXI prevê-se que a diabetes possa atingir, nos próximos 30 anos, mais de 20% da nossa população. Segundo o relatório de saúde da OCDE de 2014, Portugal é o país da Europa com a mais alta taxa de prevalência da diabetes (13%).
“É importante que se fale sobre a diabetes com os familiares, com os amigos, com os colegas, desmistificar tabus e, ainda, propor o tema a dirigentes, representantes ou líderes políticos para que tomem medidas antes que haja consequências mais graves. Se nada for feito, calcula-se que o número de casos anuais de diabetes duplique para 120 mil nos próximos 10 anos. Prevenir a Diabetes é um dever de todos e começa com cada um de nós”, defende José Manuel Boavida, diretor do PND da DGS.
A Diabetes Tipo 2 é a forma mais comum da doença e está fortemente ligada aos estilos de vida, à alimentação e à idade. A intervenção do Programa Nacional para a Diabetes tem sido ao nível do combate aos factores de risco associados, nomeadamente aqueles que são possíveis de controlar. Foi nestes pontos que os estudantes se centraram esta quarta-feira em Lisboa angariando, assim, 180 euros para o Núcleo Jovem da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal.