III Congresso Internacional do CADIn
O CADIn – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil apresenta o seu III Congresso Internacional em matéria de neurodesenvolvimento, que em 2016 é subordinado ao tema “Aprendizagem, Comportamento, Emoções em Tempos de Mudança”. O ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa será palco desta ampla discussão nos próximos dias 20, 21 e 22 de outubro. A sessão solene de abertura, agendada para a manhã do dia 21 de Outubro, contará com a presença de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.
Destinado a uma audiência diversificada de profissionais de saúde, terapeutas, educadores e cuidadores, o III Congresso Internacional do CADIn é cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e reúne especialistas nacionais e internacionais em neurodesenvolvimento que se vão debruçar em torno de temas relacionados com a neurociência da aprendizagem, do comportamento e das emoções.
Para Pedro Cabral, Diretor Clínico do CADIn, “o progresso da tecnologia da informação, a globalização e uma cultura de consumo em constante crescimento andam de mãos dadas com novos hábitos, novas formas de socialização, novas formas de entretenimento e de aprendizagem. Esta transformação significa novos desafios para pais, crianças e adolescentes, mas também para os profissionais de educação ou de saúde mental”
Neste sentido, Bernardo Barahona Corrêa, Diretor Científico do CADIn, assinala que “A par desta mudança de paradigma, também o conhecimento científico na área das neurociências teve, na última década, uma evolução a um ritmo inigualado na história. É precisamente esta convergência de tendências e dos mais diversos olhares técnicos, com origem nos mais variados pontos do mundo, que pretendemos levar a discussão e análise no III Congresso Internacional do CADIn”.
Entre os cerca de 50 oradores e palestrantes que integrarão os painéis e workshops do III Congresso Internacional do CADIn, marcarão presença em Portugal cerca de 10 figuras incontornáveis do neurodesenvolvimento, nomeadamente Brian Buttterworth, Professor Emérito de Neuropsicologia Cognitiva da University College London, Christopher Gillberg, Professor de Psiquiatria da Infância e da Adolescência da Universidade de Gotemburgo, Diretor do Gillberg Neuropsychiatry Centre e Diretor Clínico do Sahlgrenska University Hospital, e Margo Mastropieri e Thomas Scruggs, Professores de Educação Especial da Divisão de Investigação em Educação Especial e Incapacidade da George Mason University.
Destacam-se ainda as presenças de Paulo Fontoura, Médico Neurologista e Diretor da Unidade de Clínica de Desenvolvimento na área das Neurociências do Roche Pharma Research & Early Development, Roche Innovation Center e de Susan Young, Clinical Senior Lecturer na Imperial College London e Diretora de Investigação Forense no West London Mental Health Trust.
12 Workshops e mais de 20 palestras em 3 dias de Congresso
O III Congresso Internacional do CADIn arranca a 20 de Outubro de 2016, num dia totalmente dedicado à dinamização de cerca de 12 workshops teórico-práticos. Temas tão prementes como a avaliação e intervenção nos comportamentos autolesivos dos adolescentes, a adição às Novas Tecnologias, as perturbações do sono nos vários estágios de vida ou as aplicações diagnósticas e de intervenção das técnicas de neuromodelação não-invasivas são alguns dos temas que estarão em discussão no primeiro dia.
Outras técnicas como a intervenção em contexto escolar nas Perturbações Específicas da Linguagem, de Défice de Atenção e do Espetro do Autismo, o Programa Young-Brahman de Terapia Cognitivo-Comportamental em Adultos com PHDA, a Aferição, Utilização Clínica e Limitações da Bateria ASEBA, bem como o Modelo DIR na Intervenção nas Perturbações da Relação e Comunicação, serão também objeto de workshops no dia 20 de Outubro.
Os dias 21 e 22 de Outubro serão marcados por mais de 20 palestras e painéis de discussão, onde serão abordadas as últimas novidades na investigação científica e as melhores práticas no diagnóstico e tratamento das perturbações do neurodesenvolvimento e saúde mental que tanto preocupam famílias, profissionais de saúde, educadores e cuidadores nos dias de hoje.
Procurando abordar estas temáticas nos vários estágios de vida – infância, adolescência e idade adulta, nos dois dias de congresso, contaremos com palestras dedicadas às Perturbações do Espetro do Autismo, Hiperatividade e Défice de Atenção, assim como os comportamentos Autolesivos nos Adolescentes e Primeiros Surtos Psicóticos e Experiências Psicotiformes.
O conjunto de conferências será ainda marcado pela análise de estudos sobre o Ensino e Inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais, os desafios e potencialidades do diagnóstico e intervenção a partir de manifestações precoces de problemas do neurodesenvolvimento. Destacam-se também as palestras dedicadas às crianças, nomeadamente aos casos de Crianças em Risco, e à Importância do Brincar no Desenvolvimento. A Ciência da Discalculia, as novas técnicas e modelos de tratamento da Epilepsia e Perturbações do Espectro do Autismo, bem como as tecnologias de Apoio na Sala de Aula para as Perturbações do Desenvolvimento estarão também em evidência.
O Congresso culmina com a ampla discussão do tema “Escola para Todos: realidade e utopia” e a sessão de encerramento caberá a Bernardo Barahona Corrêa, Diretor Científico do CADIn.
Durante o III Congresso do CADIn haverá ainda espaço para a apresentação de comunicações livres e posters, estando aberto o período para receção de propostas até 15 de julho.
Pode consultar todas as informações no site do evento, em www.congressointernacional2016.cadin.net.