I Simpósio Nacional da Sociedade Portuguesa de Oncologia

Palace Hotel Monte Real
R. de Leiria 2425 Monte Real
Portugal
PT
39° 51' 5.4648" N, 8° 52' 2.1432" W

Reforçar o papel que os profissionais mais novos têm no crescimento e na melhoria da especialidade no nosso país e a análise da carreira médica, com enfoque nas opções existentes e na gestão de expetativas dos profissionais, constituem o mote para o primeiro Simpósio Nacional da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), que terá lugar nos dias 20 e 21 de novembro, no Palace Hotel Monte Real, em Leiria.

O debate sobre a carreira médica dará início aos trabalhos do Simpósio e contará com a participação do Bastonário da Ordem dos Médicos, da Presidente do Colégio de Oncologia Médica e do Presidente da Assembleia Geral da SPO, entre outros responsáveis de sindicatos de profissionais de saúde.

Com este novo evento científico anual, a Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), presidida por Gabriela Sousa, pretende criar uma nova dinâmica com todos os que estão envolvidos na causa em prol dos doentes oncológicos. "A rapidez da evolução da ciência e inovação na área oncológica exige que estes espaços multidisciplinares e abertos ao debate se realizem cada vez mais com maior frequência. Conscientes desta necessidade, decidimos incluir no programa desta iniciativa temas importantíssimos da nossa prática diária, mas também temas organizacionais e fundamentais para todos nós, como são exemplo as carreiras médicas. Queremos fazer deste simpósio a grande Reunião da Oncologia em Portugal", afirma Gabriela Sousa justificando a criação deste Simpósio Nacional.

"Iremos também discutir o futuro da especialidade em termos organizacionais, analisando a necessidade de organizar os cuidados, tendo como case study os tumores neuroendócrinos, uma discussão que será centrada na definição dos melhores padrões de qualidade assistencial. Na SPO acreditamos que atualidade e o futuro da Oncologia só poderão beneficiar da interação frequente entre os nossos especialistas mais experientes e as novas gerações de profissionais de saúde. É por essa razão, que neste primeiro Simpósio colocamos a tónica nas gerações mais jovens" acrescenta a responsável.

O programa integra ainda a realização dois cursos pré congresso. O primeiro sobre “Comunicação com o doente oncológico” – a transmissão de más notícias, questões emocionais, comunicação do prognóstico e a discussão da transição do tratamento curativo para o tratamento paliativo. Os participantes aprenderão a reconhecer comportamentos e desenvolverão estratégias facilitadoras de comunicação para colocar em prática. O segundo incidirá sobre os “Tumores Hereditários” e a avaliação do risco familiar em Oncologia. A SPO pretende com este curso contribuir para a formação dos técnicos de saúde envolvidos na abordagem do doente oncológico, de forma a facilitar a identificação, referenciação e gestão dos indivíduos e famílias com risco de cancro hereditário.

A saúde dos profissionais de saúde, nomeadamente identificação e prevenção de burnout e a gestão de conflito, são outros dos temas em destaque no Simpósio. No que diz respeito aos cuidados assistenciais serão abordados temas relacionados com a oncofertilidade; o doente oncológico em cuidados intensivos; desafios e especificidades dos sobreviventes da doença oncológica. Em termos de terapêutica será apresentado o "melhor de 2015" na área da imunoterapia, em formato de conferência.

Poderão inscrever-se no Simpósio Nacional SPO 2015 sócios e não-sócios da Sociedade Portuguesa de Oncologia, promotora do evento: médicos, nutricionistas, enfermeiros, técnicos e estudantes.

Pode consultar todas as informações no site do evento, em www.simposionacionalspo.pt.

20/11/2015 a 21/11/2015 (ended)
País: