Saiba qual a importância:

Higiene nasal

Atualizado: 
31/07/2014 - 09:28
O nariz é a porta de entrada do nosso sistema respiratório. Para além da sua função olfactiva e respiratória, o nariz desempenha ainda uma função imunitária, actuando como barreira mecânica e química contra elementos estranhos. A sua higiene é fundamental.
Higiene nasal

A higiene nasal é fundamental  para prevenir problemas com impacto na saúde, como a fraca qualidade do sono e a fadiga diurna. O nariz filtra mais ou menos 15 mil litros de ar (poluído) por dia. Assim, da mesma forma que higiene oral é importante para a saúde dos dentes e da boca, a higiene nasal é, igualmente, muito importante e permite evitar problemas respiratórios como rinites, sinusites, otites... Para além disso, ao limpar o nariz regularmente, especialmente com água do mar, as células da mucosa são restauradas e as funções do nariz são otimizadas. É que a função respiratória do nariz não é unicamente de deixar passar o ar. O ar inspirado é aquecido, humidificado e purificado. A função olfactiva é devida a estimulação específica de receptores sensoriais, localizados em cima da cavidade e a funçao de fonação também envolve a cavidade nasal, mas de forma acidental.

Assim, sendo o nariz a primeira barreira contra agentes externos potencialmente prejudiciais ao nosso corpo: poluição, poeira, vírus, bactérias, se a mucosa estiver seca ou se os cílios estiverem sujos e desordenados, a defesa contra agentes externos não é assegurada.

A higiene nasal pode e deve ser realizada de modo natural, fisiológico, a qualquer momento do dia. Normalmente, deve ser praticada uma ou duas vezes ao dia - pela manhã e ao deitar, pelo menos. Uma maior frequência não parece trazer benefícios adicionais, a não ser que a pessoa esteja exposta a um ambiente muito poluído ou com baixa humidade relativa do ar - ar condicionado, ambientes fechados - ou apresente um processo que comprometa a mucosa nasal. Nestas condições deve-se fazer a humidificação do nariz com o uso das soluções salinas isotónicas que auxiliam na obtenção da homeostasia do sistema mucociliar e da mucosa nasal.

A higiene nasal é particularmente importante nos bebés, uma vez que não têm individualmente a capacidade de assoar seus narizes, logo não são capazes de eliminar o muco no qual os diferentes poluentes ficam presos. Por isso, ajudar as crianças a livrar-se do excesso de muco do nariz é importante para eliminar o risco de infecção, evitar problemas respiratórios e narizes entupidos com consequências para seu bem estar geral, incluindo uma boa noite de descanso e uma abordagem pacífica para comer, para além da protecção natural das membranas nasais.

Vários benefícios da higiene nasal:

  • Remoção de excesso de muco provocado por gripes, resfriados e processos alérgicos ou inflamatórios e pela congestão nasal;
  • Prevenir as infecções virais ou bacterianas das cavidades paranasais, criando um ambiente desfavorável para os microrganismos;
  • Limpar a mucosa nasal de poeiras e poluentes ambientais, impedindo a formação de crostas e favorecendo o clearance mucociliar;
  • Limpar as narinas e a cavidade nasal de agentes irritantes e outros alergénios;
  • Melhorar a ‘’respiração’’ de modo geral;
  • Humedecer a mucosa nasal ressequida;
  • Favorecer a acção de medicamentos tópicos.
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock