“Hepatite: Pense de Novo”
Para consciencializar e influenciar mudanças reais na prevenção da doença e no acesso ao exame e tratamento a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu a celebração do Dia Mundial das Hepatites no dia 28 de Julho.
Em Portugal a Associação SOS Hepatites comemora a data na praia sob o lema mundial: “Hepatite: Pense de Novo”. “Este ano estamos na Costa da Caparica durante todo o dia com aulas de ginástica, música, entrega de folhetos e brindes. Vamos ter também a presença de várias figuras públicas que nos apoiam neste Dia”, informa Emilia Rodrigues, presidente da Associação que defende a realização de “campanhas, campanhas, campanhas… a falar nas hepatites desmistificando-as e alertando a população para os meios de contágio”.
Assim, na segunda-feira, a Associação promove um conjunto de actividades na Praia do Castelo, na Costa da Caparica, entre as 10h e 17h e convida todos os portugueses a passarem por lá e a "desfrutar de uma tarde de Verão agradável, com desporto, música ao vivo, distribuição de folhetos e material informativo, e ainda realização de fibroscan´s - ecografias ao fígado, em colaboração com a Echosens”.
Este evento, que vai contar com a presença no local de médicos e outros profissionais de saúde, bem como figuras públicas ligadas à SOS Hepatites, visa encorajar a prevenção, diagnóstico e tratamento das Hepatites.
Estima-se que em Portugal existam 150 mil pessoas com Hepatite C, um dos tipo de hepatite. A hepatite é uma infecção no fígado e pode ser provocada por bactérias, por vírus, entre os quais estão os seis tipos diferentes de vírus da hepatite (A, B, C, D, E e G).
Apesar do melhor e maior conhecimento da doença, a hepatite ainda é ignorada, estigmatizada e mal entendida. Emília Rodrigues refere que, “embora hoje haja mais conhecimento o estigma continua e ainda se pode utilizar a frase da SOS Hepatites: ‘Não querer saber é pior do que desconhecer’”.