Remédios caseiros

Hemorróidas: como aliviar os sintomas

Atualizado: 
09/05/2019 - 16:13
As hemorróidas podem ser dolorosas e incapacitantes, dependendo do nível da inflamação. Nos casos mais graves, a cirurgia é a única solução. No entanto, fique a saber que, para além das pomadas que aliviam os sintomas, existem alguns remédios caseiros que ajudam a fazer o mesmo efeito.

Banhos de assento, compressas e unguentos podem ser um tratamento alternativo e natural para as hemorróidas. Não se esqueça, no entanto, que uma dieta rica em fibras e a ingestão de líquidos são essenciais para combater o problema.

Os banhos de assento são remédios naturais utilizados para tratar ou aliviar alguns problemas como as hemorróidas. Para fazê-lo deve usar um bidé, ou uma bacia grande, e uma esponja macia para molhar a zona afetada ou, simplesmente, deixar-se ficar ali sentado.

1. Banho de assento de calêndula – coloque duas colheres de sopa de flores de calêndula secas em dois copos de água. Ferva durante cinco minutos e deixe a infusão arrefecer antes de fazer o banho de assento.

2. Banho de assento de cavalinha – faça uma infusão em que use cinco gramas de cavalinhas para cada 100 ml de água. Depois de arrefecer, lave a zona a tratar.

3. Banho de assento de camomila – prepare a infusão com um punhado de flores de camomila em três litros de água. Ferva e deixe repousar durante 10 minutos. De seguida filtre a infusão e misture com água morna. Faça um banho de assento durante 15 minutos, todos os dias até melhorar.

4. Banho de assento de castanha da índia – ferva, em dois litros de água, cinco colheres de sopa de castanha da índia em pó. Deixe repousar até estar morno. Faça, de seguida, o banho de assento durante 20 minutos. Repita este tratamento durante cinco dias.

5. Banho de assento de hamamélis, cipreste e alfazema – Em dois litros de água ferva uma colher de sopa de hamamélis, uma colher de sopa de cipreste, três gotas de óleo essencial de limão e três gotas de óleo essencial de alfazema. Deixe amornar e faça o banho durante 20 minutos. Pode repetir o tratamento entre três a quatro vezes por dia.

As compressas são uma forma de tratamento fisiológico que consiste em colocar sobre a zona lesionada um pano limpo humedecido com água ou algum medicamento. No caso das hemorróidas, as compressas têm como objetivo ajudar a aliviar a dor e a inflamação.

1. Compressa com folhas de amora silvestre – ferva em 50 ml de água cerca de 50 gramas de folhas frescas de amoreira. Coe e pique finamente as folhas. Faça a compressa com as folhas colocando-as num pano limpo e aplique-a sobre a zona a tratar durante 20 minutos.

2. Compressa de argila verde – misture a argila com água fria até obter uma pasta. Com a ajuda de uma gaze aplique na zona a tratar.

3. Compressa de hamamélis – para esta compressa basta amassar algumas folhas de hamamélis com um pilão e adicionar 30 ml de óleo mineral, até obter uma mistura homogénea. Deve aplicar-se com uma gaze e deixar atuar, na região a tratar, durante 30 minutos.

Para além dos banhos de assento ou as compressas, pode experimentar fazer um unguento de camomila e rosa. A camomila possui múltiplas propriedades curativas. É, entre outras, considerada calmante, anti-espasmódica e anti-inflamatória.

Para este unguento, coloque num jarro 250 ml de óleo de gérmen de trigo, 10 gramas de camomila em pó e as pétalas de duas rosas. Cozinha em lume brando durante uma hora. Coe utilizando uma gaze. De seguida misture no preparado 20 gramas de cera de abelha e 20 gramas de lanolina. Guarde num frasco esterilizado e aplique, depois de frio, sobre as hemorróidas, todos os dias até aliviar os sintomas. 

Autor: 
Sofia Esteves dos Santos
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock