Dicionário de A a Z

Hemorragia

Atualizado: 
17/09/2014 - 15:09
Hemorragia é um termo usado para expressar a saída do sangue de compartimentos – geralmente artérias, capilares ou veias – nos quais normalmente ele deveria estar contido.
Hemorragia

A perda de sangue leva à diminuição da oxigenação dos tecidos podendo levar à morte se não for controlada.

Quando o sangue sai para fora do corpo através de um ferimento, estamos perante uma hemorragia externa. Se, no entanto, ele sai dos vasos e permanece dentro do corpo, designa-se por hemorragia interna.

Em muitos casos, a hemorragia externa cessa entre 1 e 3 minutos em virtude dos mecanismos normais de coagulação sanguínea. Mas noutras situações, quer pelo diâmetro dos vasos lesados, quer pela extensão dos ferimentos, a hemorragia é rápida e muito volumosa, levando a uma sequência de alterações que podem culminar na morte.

A hemorragia é severa quando a frequência respiratória aumenta, o pulso torna-se rápido, a pressão arterial desce e o nível de consciência fica acentuadamente deprimido.

A sua gravidade depende de alguns factores: O volume e velocidade com que o sangue sai dos vasos; se a hemorragia é arterial ou venosa; se a hemorragia é interna ou externa; a origem do sangue; quantidade de sangue perdida; Idade, peso e condição física geral da pessoa ou se a hemorragia afecta a respiração (via aérea).

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock