Há cada vez mais fumadores
Um estudo realizado pelo Institute for Health Metrics e Evaluation (IHME) da Universidade de Washington, publicado pelo Journal of the American Medical Association numa edição especial relacionada com o tabagismo, revelou que a proporção da população mundial que fuma diminuiu desde 1980, mas devido ao crescimento demográfico, o número de fumadores tem vindo a aumentar. Em 2012 existiam 967 milhões de fumadores, enquanto em 1980 eram 721 milhões, verificando-se assim um crescimento global. No mesmo ano verificou-se que os homens predominavam sobre as mulheres no que diz respeito ao consumo de tabaco. Esta prevalência foi visível em todos os países com a excepção da Suécia. O estudo revela ainda que em 187 países, a prevalência de fumadores diminuiu 42% entre as mulheres e 25% entre os homens no período 1980-2012.
Um estudo recente da Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que o tabagismo é responsável por 5,7 milhões de mortes por ano, em todo o mundo. Deste valor exclui-se o fumador passivo.
Esta série de investigação assinala o 50.º aniversário do primeiro relatório dos Estados Unidos sobre Tabagismo e Saúde, de Janeiro de 1964.