Grupo de pesquisa afirma que vacina contra o acne pode estar próxima
Uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos, desenvolveu uma vacina que promete erradicar o acne. E vai estar disponível dentro de apenas alguns anos.
Eric C. Huang, líder do projeto de pesquisa, revelou à revista Allure que próximo passo antes da comercialização é testar a vacina em humanos. O grupo já elaborou testes em peles com acne, recolhidas em biópsias, escreve o Observador.
Porém, os cientistas depararam-se com algumas dificuldades. É que eliminar a bactéria que causa o acne não poderia ser a solução. “O acne é causado, em parte, pela bactéria P. acnes que está nas pessoas durante a toda a vida e nós não poderíamos criar uma vacina para a bactéria porque, em algumas formas, a P. acnes é boa para as pessoas.”, revela Eric C. Huang, líder do projeto de pesquisa. Daí que o objetivo da vacina seja controlar e reduzir os sintomas da bactéria do acne na pele.
A futura vacina, explica o mesmo artigo, conseguirá bloquear os efeitos negativos da bactéria do acne sem a eliminar. “Descobrimos um anticorpo contra uma proteína tóxica que as bactérias P. acnes segregam na pele. A proteína está associada à inflamação que leva ao acne”, explica Eric C. Huang.
Esta descoberta poderá alterar a vida de milhões de pessoas e pode representar um negócio mundial. Segundo a Academia Americana de Dermatologia, mais de 50 milhões de americanos sofrem de acne.