Gripe ou constipação
Por norma a constipação deverá desaparecer após alguns dias, enquanto a gripe poderá ter uma evolução negativa para complicações bastante mais graves.
A intensidade dos sintomas faz-se sentir de diferentes maneiras, assim como o tempo de duração dos mesmos. Enquanto uma constipação dura normalmente uma semana, sendo os primeiros dias os mais severos, a gripe poderá durar até 3 semanas, sendo a primeira semana a mais severa.
Ambas as doenças partilham alguma semelhança dos seus sintomas. A congestão nasal, as dores de cabeça e a tosse são exemplo disso, porém a presença de febres altas poderá ser um sinal de que se trata de algo mais do que uma simples constipação. Esta febre alta faz-se acompanhar de arrepios e fortes dores no corpo obrigando a pessoa a ficar de cama na primeira fase da doença.
Principais diferenças entre a constipação e a gripe
Constipação |
Gripe |
|
|
É importante referir que tanto a constipação como a gripe são altamente contagiosas, especialmente nas primeiras fases. Ambas entram no corpo pelas membranas mucosas da boca, nariz e ouvidos e são geralmente transmitidas pelo ar, o que as torna altamente contagiosas.
É importante perceber que frequentemente os sintomas são os mesmos, mas variam no seu grau de severidade e duração. Em caso de dúvida deverá consultar um médico para um diagnóstico correcto.
Prevenir constipações e gripes
Outra diferença assenta na prevenção das constipações e gripe. É impossível prevenir o início de uma constipação comum. É um vírus de transmissão aérea muito contagioso e não existem vacinas ou medicamentos que o possam impedir de o infectar, a não ser que evite contactar com o vírus de qualquer forma. A gripe, por outro lado, pode ser prevenida com uma vacinação precoce ou com medicamentos antivirais.