Estudo

Gatos podem causar esquizofrenia em humanos

Um novo estudo científico demonstra que há uma ligação entre um parasita comum nos gatos e doenças mentais em humanos, como a esquizofrenia. A probabilidade de contágio é, contudo, reduzida.

Em causa está o parasita "toxoplasma gondii", que pode ser transferido de gatos para humanos, quando as pessoas têm contacto com as fezes dos felinos e não lavam as mãos devidamente, escreve o Jornal de Notícias.

O simples facto de conviver com gatos e fazer-lhe festas não provoca a doença. Aliás, o autor do estudo, E. Fuller Torrey, diz ser um erro considerar que ter gatos é um risco acrescido de vir a sofrer doenças mentais. "O risco é mínimo, a possibilidade de contrair esquizofrenia passa de uma em cada cem pessoas para duas ou três em cada cem", explica o diretor do Stanley Medical Research Institute.

E nem todos os gatos são portadores do parasita. Estes felinos apanham o parasita através de roedores ou pássaros infetados ou em contacto com outros gatos doentes, o que significa que é mais provável em gatos de exterior e menos frequente nos que vivem dentro de casa.

O "toxoplasma gondii" é também o responsável por uma outra doença em humanos, a toxoplasmose, responsável por sintomas semelhantes aos da gripe, lesões oculares e malformações fetais. É por esse motivo que as mulheres grávidas não imunes à doença são desaconselhadas a fazer a limpeza das liteiras dos felinos ou a fazê-lo com luvas e lavando as mãos imediatamente.

Fonte: 
Jornal de Notícias Online
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock