Fórum de enfermagem - “Hipertensão Pulmonar em Foco”

Palace Hotel Monte Real
Rua de Leiria 2426-909 Monte Real
Portugal
PT
39° 51' 5.2056" N, 8° 51' 59.6088" W

“Hipertensão Pulmonar em Foco” é o primeiro fórum de enfermagem dirigido especificamente a enfermeiros de hipertensão pulmonar. Realiza-se no dia 17 de Janeiro, sábado, entre as 10h e as 16h, em Monte Real, Leiria.

A Hipertensão Pulmonar é uma condição rara, grave, progressiva e fatal na qual a pressão nas artérias pulmonares se encontra significativamente aumentada devido à vasoconstrição e que pode levar a insuficiência cardíaca e à morte.

A Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar (APHP) intervém neste fórum com três temas – “APHP passado, presente e futuro”; Projecto de Apoio Psicossocial aos Doentes com Hipertensão Pulmonar (HP)” e “O impacto da HP na qualidade de vida dos doentes. Testemunho de um doente”- A Presença da Associação pretende contribuir com informação sobre o papel da associação de doentes no apoio e informação sobre a doença e na desburocratização dos maiores entraves que se apresentam aos doentes e às suas famílias. O objectivo é o de promover, quer a sensibilização e informação sobre esta condição, quer o bem-estar e a melhoria de acesso à saúde dos doentes com HP.

O programa deste evento, promovido e apoiado pela Bayer HealthCare, conta também com o envolvimento de médicos – com informação sobre o estado da arte do diagnóstico e do tratamento da Hipertensão Pulmonar – (Rui Baptista, cardiologista, CHUC) e de enfermeiros que desenvolvem a sua actividade nas consultas especializadas de Hipertensão Pulmonar, quer dos Hospitais da Universidade de Coimbra, do Santo António, do Santa Maria ou do Garcia da Orta. O seu papel neste encontro será relatar a sua experiência clínica e descrever a sua prática, retratando o impacto que esta doença/condição grave tem na vida do doente.

Maria João Saraiva, presidente da APHP refere que é “Uma oportunidade importante para reunir peças importantes dos cuidados aos doentes com HP. As equipas de enfermagem desenvolvem um papel importantíssimo na vigilância e nos cuidados nesta doença”. E acrescenta que “Em Portugal temos excelentes especialistas, profundos conhecedores desta condição e que muito têm feito por uma doença que implica vigilância e cuidados constantes, um envolvimento entre o doente e a sua família e os profissionais de saúde. É uma iniciativa bastante importante porque permite o trabalho integrado e em rede dos diferentes centros de tratamento e para a APHP é uma óptima oportunidade de apresentar os seus projectos às equipas de enfermagem de forma podermos envolver o máximo número de doentes na associação”. 

Este ano, a Associação de Doentes assinalou, também pela primeira vez, o Dia Mundial de CTEPH (hipertensão pulmonar tromboembólica crónica), uma oportunidade para reflectir sobre a importância desta doença rara, sobre as dificuldades de desempenhar tarefas diária que enfrentam estes doentes, por exemplo para a situação de terem que viajar para o estrangeiro e serem sujeitos a uma cirurgia arriscada, bem como para alertar para os casos não diagnosticados que se estima que existam em Portugal.

Pode consultar o programa aqui.

17/01/2015 (ended)
País: 
Documentos para download: