Feira Alternativa do Porto
O maior e mais antigo evento nacional de bem-estar e desenvolvimento pessoal traz, uma vez mais, ao Centro de Congressos da Alfândega do Porto, mais de 40 expositores e muitas palestras, workshops e sessões de meditação, entre outras atividades. Este ano, a Feira Alternativa do Porto está marcada para os dias 12 a 14 de outubro, sendo um momento por excelência para a divulgação, promoção e desmistificação de um conjunto alargado de terapias e medicinas complementares.
Entre as experiências disponíveis, os visitantes da Feira Alternativa do Porto, que vai para a quinta edição, poderão encontrar terapias de coaching, reflexologia, acupuntura, ioga, Tai Chi e Chi Kung, aulas e workshops de Feng Shui e aromaterapia. Uma vez mais, o foco está na promoção de hábitos de vida saudável e no bem-estar físico e emocional nas suas mais diversas componentes, sendo igualmente possível encontrar expositores especialistas em alimentação racional, cosmética natural, produtos biológicos, dietéticos e artesanato.
Na vertente das palestras e workshops, os destaques vão para a presença da Academia Peter Hess (massagens de som com taças), Marcelo Santiago (os benefícios da aromaterapia), Catia Simionato (o que é alimentação viva), David Benrós (com as sessões de canalização da energia de Kryon) e do médico-cirurgião oncoplástico e ginecologista Marco Vieira.
Entre os palestrantes nacionais estão confirmados os nomes de Adelino Cunha (o primeiro português eleito na lista dos Top 100 Global Coaching Leaders), Anabela Francisco (com um workshop com exercícios práticos sobre gratidão), Patrícia Taborda (com uma palestra sobre a importância da organização e arrumação para facilitar o dia-a-dia), Mário Rui Santos (especialista em hipnose clínica e hipnoterapia), Susana Silva (terapeuta de Pni e psicologia positiva) e Regina Barbosa (com um workshop sobre Florais de Saint Germain), entre outros.
A área do bem-estar é um setor emergente na sociedade portuguesa, com um peso crescente na vida e nas rotinas dos portugueses, como o demonstram as dezenas de livros editados anualmente sobre desenvolvimento pessoal, espiritualidade e nutrição ou os inúmeros centros e espaços de terapias espalhados pelo país. Uma prova evidente de que vivemos um momento de grandes transformações é o facto de o reiki, por exemplo, já ser utilizado como terapia complementar em diversos hospitais da rede pública nacional (tal como as massagens de som já o são na Alemanha).
“É notório que assistimos a uma tendência de viver com mais consciência do que somos, do que pensamos, do que fazemos e do que comemos. É neste contexto que as terapias alternativas e complementares têm vindo a conquistar um número cada vez maior de adeptos e seguidores”, afirma Jorge Coelho Lopes, responsável pela organização da Feira Alternativa do Porto, que acrescenta: “Por mais um ano, queremos ver este número crescer e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos nossos visitantes, desde os mais novos e irreverentes aos mais velhos e sábios”.
Em 2017, a Feira Alternativa do Porto recebeu mais de 10 mil visitantes, um número que tem aumentado desde o sucesso da primeira edição e com tendência para continuar a subir.
Os bilhetes para o evento podem ser adquiridos junto das bilheteiras nos dias da Feira, com um valor de 5€ o bilhete diário e 9,90€ o passe de acesso aos três dias. A entrada para crianças até aos 10 anos de idade é gratuita.