Saiba quais os cuidados

Fazer a barba a um doente

Atualizado: 
19/11/2013 - 13:40
Fazer a barba é uma componente que faz parte da higiene pessoal e diária de um homem. Também dos que estão hospitalizados ou acamados. Saiba quais os cuidados a ter.

Para muitos homens que estão hospitalizados ou acamados fazer a barba pode ser uma tarefa difícil. Assim, a ajuda de familiares ou de um profissional de acção médica é essencial. Não havendo nenhuma contra-indicação médica (por exemplo, um problema de pele ou uma ferida) pode fazer-se a barba diariamente e evitar possíveis irritações na pele, bem como o prurido. A menos que o doente tenha barba, mantê-la devidamente aparadas pode fazê-lo sentir-se mais confortável.

Deve perguntar-se ao doente se prefere fazer a barba com lâmina ou máquina de barbear. Por outro lado, poderá desejar fazê-la sozinho ou apenas precisar de uma pequena ajuda. Deixe-o ajudar tanto quanto possível.

Se a preferência for a lâmina, coloque os seguintes objectos num local de fácil alcance: luvas, lâmina, recipiente para o sabão, sabão ou creme/espuma de barbear, toalha, esponja, bacia com água morna. Se o doente desejar, prepare também a loção aftershave, pó de talco e um espelho.

Assim, se lhe for permitido, levante a cabeceira da cama. Ajude-o a sentar-se para facilitar a tarefa. Coloque um resguardo à prova de água debaixo da cabeça e do pescoço. Tal evitará que a água e o sabão escorram por trás. Cubra-lhe o peito e os ombros com uma toalha e prenda-a debaixo do queixo. Tal ajudará a evitar molhar a cama e também permitirá aparar as patilhas. Certifique-se de que o quarto está devidamente iluminado. Poderá necessitar de um candeeiro adicional junto à cama para poder ver bem.

Fazer a barba
Calce as luvas. Molhe a esponja em água tépida e humedeça, delicadamente, a barba do doente. A barba deverá permanecer molhada, durante 1 ou 2 minutos, antes de se fazer a barba para ficar mais macia. Aplique uma camada de creme/espuma de barbear sobre a barba. Com uma mão, estique delicadamente a pele e, com a outra, comece a cortar a barba. Comece nas patilhas, adoptando movimentos curtos e firmes no sentido do crescimento do pêlo. Tal evitará uma irritação na pele.

Enxagúe a lâmina frequentemente para eliminar os pelos e o creme de barbear. Passe para o queixo, através das faces. Poderá ter de pedir ao doente que vire a cabeça ou que encha as bochechas para barbear as zonas mais difíceis de alcançar. Continue a molhar a cara e a aplicar mais creme de barbear ou sabão, conforme necessário. Tenha muito cuidado ao barbear zonas sensíveis, tais como o pescoço e à volta do nariz e da boca, de forma a evitar incisões e cortes na pele.

Depois de fazer a barba
Quando tiver terminado, encha a bacia com água morna limpa. Enxagúe o rosto com uma esponja previamente humedecida em água morna e elimine, assim, os últimos vestígios de espuma. Seque delicadamente o rosto com uma toalha limpa e macia. Aplique um pouco de loção aftershave no rosto, se o doente desejar.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock