Farmácia de Castro Verde vence Prémio João Cordeiro
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/farmaciavencedora.jpg?itok=e7r29wER)
Depois de ponderada deliberação, o júri decidiu galardoar a Farmácia Alentejana pelo desenvolvimento de um projeto-piloto de gestão de medicamentos para doentes polimedicamentados. O sistema já abrange 50 utentes, mas a diretora técnica da Farmácia Alentejana, Maria Celeste Caeiro, refere que o objetivo é alargá-lo a mais doentes. "Acredito que esta iniciativa promove uma maior proximidade das farmácias com a população", sublinhou a diretora.
No seu discurso, o Presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF) realçou a importância das farmácias e da ação da Associação Dignitude, com o programa Abem:, num contexto em que 1 em cada 5 portugueses não tem capacidade financeira para adquirir todos os medicamentos de que precisa. "A conta na farmácia era e é uma instituição. Todos sabemos isso", referiu Paulo Cleto Duarte.
Por sua vez, o ministro da Saúde, realçou a excelente cooperação institucional da ANF com o Governo e disse que o "país sofreu muito e empobreceu muito". Adicionalmente, sublinhou a importância do papel desempenhado pelas farmácias comunitárias e de associações como a Dignitude, que "foram capazes de preencher um espaço do qual o Estado se afastou". Durante o seu discurso, Adalberto Campos Fernandes aproveitou para anunciar que o executivo está a estudar a hipótese de, em 2017, distribuir os medicamentos sólidos do VIH nas farmácias comunitárias, e que o diploma do programa para a troca de seringas nas farmácias foi já assinado por si e pelo ministro das Finanças.