Falta de sono? A culpa é da Primavera
De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, a Primavera, especialmente no período de transição da estação que atravessamos, é, por excelência, a altura de maior desequilíbrio do fígado, órgão responsável pelas alterações de humor do Homem. Para Hélder Flor, especialista na área, "É muito frequente as pessoas andarem mais irritadas nesta altura do ano graças a esta energia mais 'descontrolada' que o fígado recebe, sendo depois muito difícil dormirem bem, quer devido a insónias, quer a interrupções várias do sono ao longo da noite".
O distúrbio energético, próprio da altura do ano, é caraterizado por um aumento de Yang essencialmente no fígado, mas também no coração, manifestando-se através de sintomas como taquicardia, palpitações, tensão alta, tonturas e enxaquecas. As consequências, quando não existem por si só, são ainda frequentes na associação às "noites mal dormidas" e estudos recentes revelam terem ligação direta com o aumento do risco de insuficiência cardíaca, devido ao aumento de stress provocado.
Hélder Flor aconselha, contudo, a procura de tratamentos adequados para colmatar o problema, recorrendo a atividades como yoga ou pilates, que poderão complementar sessões de acupuntura – muito eficaz nestes casos. "Infelizmente, ainda se recorre bastante a ansiolíticos que, mesmo em quantidades reduzidas, trazem consequências graves, e muitas vezes irreversíveis, para o organismo. É muito mais importante – e fundamental- procurar reequilibrar o corpo e moderar hábitos simples de alimentação, como o consumo de comidas muito condimentadas ou picantes e a sua substituição por vegetais amargos".
Para que cada pessoa possa seguir os conselhos do especialista de Medicina Tradicional Chinesa, Hélder Flor deixa mais algumas recomendações:
- A infusão de hortelã-pimenta é bastante recomendada nesta altura, pois ajuda a refrescar o fígado;
- Os vegetais de folha verde escura também são a melhor opção de consumo, sobretudo quando são feitos num wok, pois ajudam a desintoxicar o fígado e o organismo em geral;
- Além dos produtos acima referidos, devemos procurar ainda consumir alimentos amargos para aumentar a produção de bílis e ajudar o fígado a funcionar de forma mais eficiente, como as endívias, os grelos, o dente-de-leão, a rúcula, as nabiças, a alface e a abóbora.