Falar sobre "Internacionalização, Mobilidade e Cidadania"
A especialista em História Global do Trabalho e em História do Estado Social e da Segurança Social participa, assim, no Seminário de Enfermagem Transcultural que, durante esta semana, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) organiza para alunos do 4º ano da licenciatura e que visa, entre outros objectivos, oferecer aos estudantes a oportunidade de analisarem a influência das culturas nos cuidados de saúde de vários países, adquirindo competências e sensibilidade cultural para o exercício profissional além-fronteiras.
Raquel Varela é coordenadora do Grupo de Investigação História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais, no IHC da Universidade Nova de Lisboa, e investigadora do Instituto Internacional de História Social, onde coordena o projecto internacional “In the Same Boat? Shipbuilding and ship repair workers around the World” (1950-2010). É, também, coordenadora do projecto História das Relações Laborais no Mundo Lusófono (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e doutora em História Política e Institucional (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa).
Em 2013 venceu o prémio de Internacionalização em Ciências Sociais Santander/FCSH.
Tem vários livros publicados, seja na qualidade de autora, seja enquanto coordenadora. “História do Povo na Revolução Portuguesa 1974-1975” (Bertrand, 2014), “A Segurança Social é Sustentável. Trabalho, Estado e Segurança Social em Portugal” (Bertrand, 2013) e "Quem paga o Estado Social em Portugal? (Bertrand, 2012) são alguns exemplos.