Estudo

Falar "abebezado" pode beneficiar desenvolvimento cerebral das crianças

Se é uma daquelas pessoas que critica os mais velhos por imitarem a fala de uma criança ao conversar com bebés, um novo estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, prova que esse hábito pode ser bastante benéfico.

Investigadores da Universidade de Cambridge conduziram um estudo com bebés e mães para entenderem como funciona o desenvolvimento do cérebro das crianças. Os cientistas descobriram que estas aprendem melhor quando as suas ondas cerebrais estão em sincronia com as dos pais, escreve o Sapo. E mais do que isso: quando a comunicação é feita por uma conversa com voz de criança ou por músicas infantis.

De acordo com a BBC, o estudo, que foi feito com recurso ao controlo tomográfico dos cérebros dos bebés, também sugere que estes precisam de se sentirem seguros e amados para que as conexões do cérebro se formem e gerem aprendizagem.

Para um recém-nascido, o mundo são várias ondas de imagens e sons, uma sobrecarga de informação. Mas com o tempo, o bebé vai ganhando foco - aprende a reconhecer rostos e vozes e, ao longo dos meses, aprende a gatinhar, entender a língua e a comunicar com quem está à sua volta.

As primeiras descobertas dos cientistas da Universidade de Cambridge mostram que as crianças não aprendem tão bem quando as suas ondas cerebrais e as da mãe estão dessincronizadas. Mas, quando ambos estão plenamente sincronizados, a assimilação da informação ocorre de maneira eficaz.

Victoria Leong, que lidera a investigação, afirma que o estudo mostrou que os bebés tendem a aprender melhor quando as mães comunicam com recurso a uma voz calma e tranquila, que até imita os próprios bebés - ela chama-lhe "língua" de "motherese" (linguagem de mãe, em tradução livre).

A cientista também sugere que rimas musicais infantis são uma forma eficaz de sincronizar o cérebro das mães com o dos bebés. "Pode soar estranho para nós, mas os bebés amam ouvir o 'motherese', mais do que o estilo adulto normal de falar. Prende-lhes melhor a atenção e também é mais claro. Já sabemos que, quanto mais o bebé ouvir 'motherese', melhor será o desenvolvimento da sua linguagem", explicou.

Leong explica que a mesma máxima vale para pais, avós e pessoas próximas - sempre que se ouvem rimas infantis ou a chamada "voz de criança", os bebés conseguem conectar-se melhor com o interlocutor.

Fonte: 
Sapo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock