EUA recomendam diminuição do consumo
O guia, para os próximos cinco anos, alerta que os homens e os rapazes consomem demasiada carne e ovos e que devem diminuir o consumo daquelas proteínas e aumentar os vegetais.
A recomendação mais concreta está relacionada com a redução da ingestão de açúcares a menos de 10% das calorias diárias.
Aqueles açúcares não incluem os naturais, que se encontram na fruta, mas apenas os que são acrescentados em alimentos e bebidas.
As recomendações norte-americanas não referem qualquer advertência ao consumo de carne vermelha e processada, apesar da advertência feita em outubro de 2015 pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O guia inclui uma tabela com alimentos com elevada presença de gordura saturada, cujo consumo deve ser limitado, onde estão presentes a carne, incluindo os hambúrgueres.
Outra das novidades do guia para os próximos cincos anos já não inclui a recomendação feita durante anos para limitar o consumo de colesterol a 300 miligramas por dia, menos que a quantidade que têm dois ovos.
Os produtores de ovos estiveram anos contra aquela recomendação.
O atual guia recomenda apenas aos norte-americanos que ingiram pouco colesterol para diminuir o risco de doenças cardíacas.