Universidade da Beira Interior participa

Estudo sobre saúde na Guarda

A cidade da Guarda vai ser palco de um estudo que visa o levantamento demográfico, da pré-diabetes, da doença pulmonar obstrutiva crónica e de indicadores do ambiente, além do perfil de saúde dos habitantes daquela zona. Os dados recolhidos vão integrar uma base de dados que permita, mais tarde, prever situações de risco, entre outras.

A Universidade da Beira Interior (UBI) é um dos parceiros de um projecto ligado à área da saúde que está a ser realizado pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento da Beira (CIDB). O estudo está a abranger a freguesia de Casteleiro, Sabugal, e vai ser alargado à Guarda.

O CIDB, coordenado pelo docente da UBI João Luís Baptista, está a aplicar o SVD – Sistema de Vigilância Demográfica junto de mil habitantes de uma rua da cidade mais alta e prevê para Setembro o início da realização de inquéritos à população.

“Vamos porta a porta tirar o GPS [geo-referenciação], fazer o mesmo inquérito, a mesma coisa. E, depois, as pessoas que estiverem em casa fazem o inquérito dentro da casa, daquilo que for definido”, disse o responsável à Agência de notícias nacional. O estudo vai incidir na rua Pedro Álvares Cabral, escolhida por reflectir “mais ou menos a realidade da zona urbana da Guarda” por ser “central e muito longa”, esclareceu.

A aplicação do SVD inclui o levantamento demográfico, da pré-diabetes, da doença pulmonar obstrutiva crónica e de indicadores do ambiente, além do perfil de saúde dos habitantes daquela zona da cidade da Guarda localizada no raio de acção da unidade de saúde familiar A Ribeirinha.

Os dados do estudo criarão uma plataforma informatizada que poderá ser utilizada tanto em estudos descritivos (prevalência, incidência, factores de risco, modos de vida, etc.), analíticos ou de avaliação de intervenções na comunidade, por exemplo, ao nível da promoção da saúde, segundo os promotores.

O projecto conta com a colaboração dos alunos da Escola Superior de Saúde, Unidade Local de Saúde (ULS), Centro Hospitalar da Cova da Beira, Direção Geral de Saúde, Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal e Centro de Investigação em Saúde Comunitária, além da UBI.

O mesmo projecto também prevê a possibilidade de realização de um estudo idêntico em território espanhol, na área da Junta de Castilla e Léon, região fronteiriça à Beira Interior e Trás-os-Montes.

 

Fonte: 
Gabinete de Relações Públicas da Universidade da Beira Interior
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock