ESEnfC

Estudantes de Enfermagem aprendem a trabalhar em diferentes cenários culturais

Seminário Transcultural decorre até sexta-feira na Escola de Coimbra. Finalistas de Enfermagem aprendem a administrar cuidados culturalmente sensíveis, melhorando o potencial para exercerem Enfermagem além-fronteiras. Este ano, há professores convidados de cinco países: Áustria, Brasil, Bélgica, Espanha e Noruega.

“Cultura e saúde: perspetiva global” é o título da conferência de abertura da Semana Transcultural que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) leva a efeito durante cinco dias (instalações do Polo A) e que, amanhã (15h00), será proferida pelos professores Simone Vidal Santos, Jeferson Rodrigues (Brasil) e Maria Rosa Iglesias Parra (Espanha). A conferência prossegue na quarta-feira (09h00-13h00), desta feita com os testemunhos das professoras Liv Berit Thulin, Bente Albrigtsen (Noruega), Kristel Liesenborghs, Ingrid Coyette (Bélgica), Elisabeth Potzmann e Barbara Riegler (Áustria).

Os nove professores de diferentes proveniências estão, por estes dias, a falar aos finalistas de Enfermagem da ESEnfC sobre a realidade dos respetivos sistemas nacionais de saúde, ajudando-os a examinarem os fatores culturais que interferem na saúde e nos cuidados de saúde e de Enfermagem.

A iniciativa enquadra-se na Seminário de Enfermagem Transcultural - “Cultural awareness in nursing” que hoje começou e que termina, sexta-feira (20 de abril), com o painel “Societal perspectives on Euthanasia” (Perspetivas da sociedade sobre a eutanásia), previsto para as 11h00, também no Polo A, na Avenida Bissaya Barreto, em Celas.

Permitir ao estudante a comparação e a análise da informação relacionada com o desenvolvimento da Enfermagem e da educação em Enfermagem naqueles países, com vista a aumentar as competências para a prestação de cuidados culturalmente congruentes e culturalmente específicos, além de melhorar o potencial dos futuros profissionais para o exercício da Enfermagem além-fronteiras, em contextos multiculturais, são objetivos deste seminário organizado pela ESEnfC.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas em www.esenfc.pt/event/transcultural2018.

Fonte: 
ESEnfC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock