Estudantes da Escola de Enfermagem de Coimbra aprendem a fazer ciência
Quarenta estudantes de licenciatura da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) estão, desde o início do ano, envolvidos em actividades de iniciação à investigação, no âmbito da denominada “Janela do Jovem Investigador”.
Trata-se da mais recente iniciativa da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), acolhida na ESEnfC, que procura aproximar os estudantes de licenciatura dos projectos de investigação, ligando a pesquisa científica ao ensino e contribuindo, assim, para a formação de jovens investigadores (fase inicial da cadeia de training).
Estes 40 estudantes, seleccionados de entre um grupo de 80 que se candidatou às “rotações de iniciação à investigação”, vão agora cumprir um primeiro percurso experimental (cada rotação tem a duração de 20 a 72 horas anuais), integrados na equipa de um projecto estruturante da UICISA: E.
Cada estudante, auxiliado pela equipa, compromete-se a desenvolver um plano de actividades (com objectivos, tempo de execução e resultados esperados), que será validado pelo investigador principal (coordenador de projecto).
“O objectivo major é ajudar os estudantes a aprenderem a estar em equipa, a dialogarem com investigadores de investigação avançada, a perceberem a linguagem que utilizam e a conhecerem estratégias básicas de pesquisa. Pretendemos que descubram o gosto pelas actividades de investigação, que percebam as funções de um centro de investigação acreditado, os seus eixos estratégicos de desenvolvimento e que, no futuro, continuem ligados no caminho da investigação avançada”, explica o coordenador científico da UICISA: E, professor Manuel Alves Rodrigues.
A UICISA: E oferece, ainda, um conjunto de actividades de curta duração, que os estudantes podem escolher de acordo com as suas preferências. Depois de uma primeira já realizada – “Apresentação de projectos por investigadores principais” –, outras três estão agendadas: “Glossariando” (29 de Janeiro), “Bases de Dados à Lupa” (12 de Março) e “Comunicar Ciência” (3 de Junho).
A UICISA: E mantém uma cadeia integrada de preparação de investigadores, que se inicia, justamente, com a oportunidade dada aos estudantes da licenciatura de desenvolverem actividades em equipas de investigação e que se estende aos mestrandos e doutorandos de politécnicos e universidades nacionais e estrangeiras.
Actualmente, a UICISA: E conta com uma equipa de investigadores que é composta por 44 membros PhD (doutorados) e mais de oito dezenas de membros colaboradores com diferentes níveis de habilitações académicas.
Estruturada em três linhas de investigação – “Formação de Profissionais de Saúde e Educação para a Saúde”, “Bem-estar, Saúde e Doença” e “Sistemas de Saúde e Organizações” –, a UICISA: E foi avaliada, em 2013, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com a colaboração da European Science Foundation, mantendo a classificação final de “Bom”.