Em Matosinhos

Especialistas debatem listas de espera de colonoscopia

O diretor do Serviço de Gastroenterologia do Hospital de Matosinhos, que preside ao encontro “Como resolver a lista de espera de colonoscopia?” defendeu a necessidade de, no caso de ausência de doença, “definir que doentes beneficiam do rastreio”.

Segundo o gastroenterologista, devem ser criadas “normas que permitam otimizar a vigilância do doente no caso de doença pré-existente (cancro, pólipos e doença inflamatória do intestino), ao mesmo tempo que será também necessário no caso de ausência de doença definir que doentes beneficiam do rastreio”.

“A colonoscopia representa mais de 50% da atividade assistencial das Unidades de Endoscopia Digestiva, num número que tem vindo sempre a aumentar”, afirmou José Soares, alertando para a necessidade de uma resposta racional que permita o acesso ao exame “a todos os doentes que dele realmente precisam, mas, ao mesmo tempo, não o fazer em excesso”.

“Como resolver a lista de colonoscopia?” será um dos temas centrais deste encontro de gastroenterologistas que reúne, sexta-feira e sábado, no auditório do Hospital Pedro Hispano, especialistas de hospitais da Galiza e Norte de Portugal.

As doenças do cólon e reto dominam o programa destas jornadas (duas mesas redondas e uma conferência), que visam refletir sobre a organização de cuidados de excelência em endoscopia digestiva, tendo em conta a questão da “racionalidade da procura e da possibilidade da oferta”, ou seja, da gestão da lista de espera de colonoscopias.

“Pensamos que a troca de experiências dos vários centros participantes será útil para todos, ajudando no manejo de situações clínicas e na gestão das cada vez mais sobrelotadas Unidades de Endoscopia e, em particular, das limitações da oferta de colonoscopia”, sublinhou o especialista.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock