Espaço Social do Enfermeiro vai nascer em Barcelos
Segundo a fonte, o estudo prévio acaba de ser aprovado pelo Conselho Directivo da Ordem dos Enfermeiros, pelo que se irá agora avançar com a elaboração do projecto de execução.
O Espaço Social do Enfermeiro será construído por fases e incluirá os módulos residencial, de restauração e de lazer e de ocupação dos tempos livres.
Biblioteca e sala de audiovisuais, auditório com galerias, salas de fisioterapia e reabilitação, salas de formação e de apoio, piscina interior e exterior, pavilhão/parque desportivo, parque de estacionamento, gabinete médico e de enfermagem e serviços comuns (lavandaria, limpeza e arrumação, cozinha, barbearia e cabeleireiro, sanitários) são as valências previstas.
O Espaço Social do Enfermeiro vai ser construído ao abrigo de um protocolo assinado em Dezembro de 2012 entre a Câmara de Barcelos, a Junta de Paradela e a Ordem dos Enfermeiros (OE).
Na ocasião, o bastonário da OE, Germano Couto, apontou para um investimento de cerca de 5 milhões de euros, que será candidatado aos fundos comunitários.
“Ao longo da sua vida profissional, os enfermeiros sofrem imensas sequelas, físicas e psicológicas, e necessitam, quanto estão perto do fim da sua vida laboral ou mesmo na aposentação, de um local onde possam pernoitar ou estar durante o dia”, explicou o bastonário.
De acordo com o protocolo, a freguesia de Paradela doa à OE um terreno com cerca de 40 mil metros quadrados, para a construção do equipamento.
“Trata-se de uma área localizada em pinhal, sossegada, com boa exposição solar e acessos fáceis às vias rápidas e estradas nacionais”, referiu fonte municipal.
A câmara, por sua vez, elabora o projecto de arquitetura, especialidades e licenciamento e isenta o equipamento de taxas de licenciamento e de pagamento de IMI.
À Ordem compete construir o equipamento, ceder o auditório e parque de estacionamento à freguesia, proporcionar um desconto de 50% aos habitantes de Paradela pela utilização de todos os serviços prestados, ceder gratuitamente quatro quartos à freguesia e contratar preferencialmente habitantes de Paradela para trabalhar no Espaço Social do Enfermeiro.
Segundo a Ordem dos Enfermeiros, aquele espaço, numa fase inicial, empregará cerca de duas dezenas de pessoas.