Escola de Medicinas Alternativas e Complementares do Porto

Escutar a saúde através da Auriculopuntura

É uma das terapias mais populares da Medicina Tradicional Chinesa e já foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde. Saiba como identificar e tratar doenças a partir das orelhas, no próximo dia 10 de abril, na Escola de Medicinas Alternativas e Complementares do Porto.

A EMAC – Escola de Medicinas Alternativas e Complementares do Porto, está a promover um curso de Auriculopuntura, uma técnica complementar da Medicina Tradicional Chinesa utilizada no diagnóstico e tratamento de problemas de saúde. Também conhecida por Auriculoterapia, é frequentemente utilizada como complemento da Acupuntura tradicional.

Esta terapia é citada há mais de 2500 anos, tendo sido objeto de estudo por especialistas em todo o mundo. Na base estão as orelhas, que possuem mais de 110 pontos estratégicos que beneficiam da proximidade com o cérebro, estando diretamente ligados com vários órgãos e funções do organismo. Quando estimulados, enviam ao cérebro impulsos que o obrigam a “ouvir” rapidamente a área ativada. Para a estimulação dos pontos auriculares podem ser usadas agulhas de Acupuntura, sementes de mostarda ou microesferas, que se mantêm em contacto com a orelha cerca de 20 a 30 minutos.

A técnica da Acupuntura Auricular é aplicada no tratamento de diversas doenças como distúrbios do sono, alterações menstruais, ansiedade, depressão, alergias, dores articulares, dores na coluna, cefaleias, hipertensão arterial e distúrbios digestivos. Também auxilia nos tratamentos de perda de peso e abandono de vícios como o álcool ou tabagismo.

O curso de Auriculopuntura vai ser orientado por Carlos Nogueira, médico espanhol especialista em Acupunctura pelo Comité Internacional de Avaliação da República Popular da China, e fundador do Centro de Enseñanza de la Medicina Tradicional China, em Espanha. Com uma longa trajetória clínica e de ensino, Carlos Nogueira é atualmente docente em Medicina Natural na Faculdade de Medicina da Universidade de Santiago de Compostela e Faculdade de Ciências de Orense da Universidade de Vigo.

O curso arranca no próximo dia 10 de abril (domingo), nas instalações da EMAC, no Porto, e terá a duração de 8 horas. É destinado a estudantes e especialistas em Acupuntura e profissionais de saúde que pretendam usar a acupuntura auricular como uma ferramenta terapêutica complementar. Para mais informações ou inscrições: [email protected] ou 225 105 910 / 917 458 292. 

Fonte: 
JDYoung
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.