Erros médicos são terceira causa de morte
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/urgencia_medica_medicos_maca_hospital_ss_17.jpg?itok=BVzFfPOV)
Não existem estatísticas oficiais sobre as mortes resultantes de erros médicos. Mas estimativas recentes situam-nas entre as 210 mil e as 400 mil entre os doentes hospitalizados nos EUA.
Com base em estudos que remontam a 1999, e extrapolando para o conjunto das hospitalizações reportadas em 2013, Martin Makary e Michael Daniel, da Johns Hopkins University School of Medecine de Baltimore, calcularam uma taxa média de 251.454 morte por ano ligadas a erros médicos, um número que consideram “subestimado”, porque só consideraram as mortes ocorridas no hospital.
“É a terceira causa de morte nos EUA”, afirmou Makary, que em declarações à AFP, sublinhou que o problema não é específico dos EUA, mas generalizado em todo o mundo.
“As pessoas morrem por erro de diagnóstico, sobredoses de medicamentos, tratamentos fragmentados, problemas de comunicação ou complicações evitáveis”, acrescentou. Disse também que a má qualidade dos cuidados de saúde em África mata provavelmente “mais pessoas que a sida ou o paludismo juntos”.
Os autores do estudo recomendaram a aplicação de medidas que permitam reduzir “a frequência” e “as consequências” dos erros médicos.